Menu
Brasília

IGESDF deve aumentar vagas de estágio para 2,8 mil

De acordo com Everton Macedo, diretor de Ensino, Pesquisa e Inovação do IGESDF, os convênios foram celebrados entre as instituições públicas e privadas

Aline Rocha

11/10/2019 13h47

Foto: Divulgação

Da Redação
[email protected]

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), nesta sexta-feira (11), assinou novos convênios e termos aditivos com 14 instituições de ensino de nível superior e técnico para ampliar as vagas de estágio obrigatório. Apenas entre janeiro e junho de 2019, aproximadamente mil estagiários passaram pelo Hospital de Base (HB). 

Com os convênios, que ampliam os estágios também para o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), o número expandirá para 2,8 mil vagas até o final do ano. 

“Estamos na era do conhecimento, por isso, essa celebração de convênio tem um impacto muito grande para que o futuro profissional adquira experiência na rede de saúde pública, onde detemos muitas informações e expertise para melhorar o atendimento dos pacientes. O importante é que o nosso trabalho e o que aprendemos seja transformado em resultado social”, ressaltou o diretor-presidente do IGESDF, Francisco Araújo, durante a solenidade de assinatura dos convênios no Hospital de Base.

De acordo com Everton Macedo, diretor de Ensino, Pesquisa e Inovação do IGESDF, os convênios foram celebrados entre as instituições públicas e privadas. Os estudantes são de áreas da saúde como biomedicina, farmácia, enfermagem, medicina, nutrição e odontologia, mas também há estágio curricular para outros setores, como para a área de engenharia. 

“O objetivo do estágio, que é supervisionado pelos professores das respectivas instituições, é o desenvolvimento dos futuros profissionais, bem como a qualificação do serviço assistencial. As vagas são abertas constantemente e os alunos são encaminhados pelas próprias universidades e escolas de nível técnico e superior”, esclareceu.

Entre as instituições conveniadas estão: Universidade Católica de Brasília (UBC), Centro Universitário do Planalto Central Aparecido dos Santos (Uiceplac), Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Escola LS, Faculdade LS, Instituto Técnico de Educação de Brasília (Iteb), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/DF), Centro Universitário Euro Americano (Unieuro), Faculdade Anhanguera de Brasília (Anhanguera), Instituto Ileya de Educação Superior (Ileya) e Escola Técnica Unytech.

A diretora da Escola de Saúde de Medicina da UCB, Cristine Save, esclarece que possui 700 alunos atuando no IGESDF. “É fundamental a oferta de vagas de estágio curricular no IGESDF, especialmente no Hospital de Base. Isso porque o instituto oferece um cenário de práticas importantes para a futura atuação profissional deles. Atualmente, a tendência é de que os estudantes tenham cada vez mais atuação prática antes da formação”, ressaltou.

Como ter acesso às vagas?

Apenas alunos que estudam nas universidades conveniadas com o IGESDF podem fazer o estágio curricular obrigatório no HB, HRSM e UPAs. Os alunos são encaminhados pela própria instituição em que estudam. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado