Menu
Brasília

IFB recebe programa de pré-incubação de ideias

A iniciativa vai estimular o ecossistema de inovação do DF e incentivar futuras startups a desenvolver e colocar suas ideias no papel

Redação Jornal de Brasília

27/01/2021 12h11

Em dois de seus campi o Instituto Federal de Brasília (IFB), em Samambaia e São Sebastião, vai receber o programade pré-incubação de ideias Co Creation Lab. A iniciativa vai estimular o ecossistema de inovação do Distrito Federal e incentivar futuras startups a desenvolver e colocar suas ideias no papel.

O projeto é uma parceria entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF), a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e da Universidade de Brasília (UnB). O programa será sediado nas instituições de ensino: UnB e IFB.  A Pró- Reitora de Inovação e Pesquisa do Instituto Federal de Brasília, Giovanna Tedesco,  fará uma visita técnica esta semana aos futuros espaços sede dos laboratórios Co Creation Lab, com os diretores das unidades.

“Os campi envolvidos estão separando os espaços para receber os grupos de trabalho e os servidores da área de inovação estão entusiasmados com o início do projeto. Em breve, toda a comunidade acadêmica será envolvida e, a população também será beneficiada”, prevê. “Os espaços ficarão abertos, para que pessoas de fora possam participar dos grupos, interagir, trocar ideias e acompanhar o desenvolvimento dos projetos”, acrescenta Giovana.

Os próximos passos para início do projeto são reuniões com o grupo de inovação e a definição de áreas de conhecimento. A expectativa é que as atividades e a programação estejam ativas em breve. Cocreation Lab – É uma pré-incubadora que ajuda empreendedores a transformarem suas ideias em realidade.

O programa oferece cinco meses de mentorias, palestras, workshops e networking, em encontros presenciais e também pela plataforma da metodologia exclusiva TXM Business. Esses espaços, chamados de Cocreation Lab, foram idealizados pelo professor de design Luiz Salomão Ribas Gomez, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e rapidamente ganharam adeptos no Sul graças ao modelo inovador e à metodologia híbrida utilizada. Por meio de editais, qualquer pessoa pode inscrever sua ideia e, sendo selecionada, participa gratuitamente de mentorias com profissionais do mercado, palestras e seminários.

Há, ainda, a possibilidade de networking com outros cocreators, tudo ao longo de cinco meses. Em Santa Catarina, a iniciativa tem apoio de parceiros como o Sebrae, universidades, entidades empresariais, Governo do Estado e prefeituras. No total, há 19 espaços em atividade e cerca de 400 projetos em fase de ideação no País. www.ifb.edu.br

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado