Menu
Brasília

Ibaneis viaja de trem no teste oficial feito nesta terça (4)

Trem saiu às 9h10 da Estação Rodoferroviária, fez uma parada na Bernardo Sayão (Guará II) e seguiu para o Valparaíso-GO.

Willian Matos

04/06/2019 10h45

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Willian Matos
[email protected]

O primeiro teste na ferrovia que liga Brasília ao Entorno Sul foi feito nesta terça-feira (4) com um trem não-oficial, utilizado especialmente para a ocasião. O vagão transportou 10 pessoas. Entre eles, o governador Ibaneis Rocha (MDB).

O trem saiu às 9h10 da Estação Rodoferroviária, fez uma parada na Bernardo Sayão (Guará II) e seguiu para o Valparaíso-GO. Ibaneis e os tripulantes não fizeram o trajeto de volta ao Plano Piloto — não estava previsto. Novos testes deverão acontecer em breve.

Ibaneis era um dos sete passageiros no trem. Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A ideia deste teste, segundo o Governo do Distrito Federal (GDF), é verificar a recente manutenção realizada na malha ferroviária, além de contabilizar o tempo estimado de deslocamento, quando a operação estiver regularizada. A via férrea do DF era utilizada exclusivamente para transporte de carga. A intenção do GDF, agora, é fazer com que a população usufrua da via como uma alternativa aos ônibus e metrô.

Envolvido pela data especial, Ibaneis vê com prosperidade o futuro do transporte do DF. “Esse é um primeiro passo no rumo de uma solução no transporte para o Entorno. Estamos vivendo um tempo que vai trazer um futuro muito bom para a população do DF e de Goiás. Vamos beneficiar uma população que sofre muito com o transporte”, afirmou o governador.

Ao desembarcar em Valparaíso-GO, o governador comemorou o tempo gasto. “Vejam que em um trem de velocidade baixa, um trem de inspeção, gastamos apenas 1h20. Nossa expectativa é muito boa”, concluiu.

A viagem experimental deveria ter acontecido em janeiro, mas a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) pediu tempo para novos estudos, o que atrasou o cronograma.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado