Menu
Brasília

Ibaneis, sobre Mandetta: “Já foi tarde”

Para o governador, o ex-ministro fazia um bom trabalho até a chegada da covid-19, mas não tratou o vírus da forma técnica como deveria

Redação Jornal de Brasília

22/04/2020 8h57

O governador Ibaneis Rocha comemorou a demissão do ministro Luiz Henrique Mandetta. Para Ibaneis, Mandetta errou ao divergir com o presidente Jair Bolsonaro e não tratou o vírus da forma técnica como deveria.

“Acho que já foi tarde”, afirmou Ibaneis, em entrevista ao El País. O governador acredita que Mandetta fazia um bom trabalho antes da pandemia de coronavírus, mas, depois, foi tomado por um “vírus político”.

“O ministro Mandetta fez um excelente trabalho antes do coronavírus. Depois, parece que ele foi colhido por um vírus político e entrou numa divergência com o presidente e esqueceu da condução e do tratamento do coronavírus no Brasil como um todo.”

“Não sou médico, mas com base em nossa equipe concluí que ele não tratou o vírus da forma técnica como deveria”, opinou Ibaneis, sobre o ex-ministro. Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

O chefe do Executivo local também comentou que não se reuniu nenhuma vez com Mandetta para tratar da crise no Distrito Federal, embora tenha dito que o ex-ministro é uma pessoa que sempre o atendeu.

Em entrevista ao Jornal de Brasília, na última sexta-feira (17), Ibaneis reiterou que Mandetta teve um olhar para atenção básica. “Durante esse ano que ele trabalhou como ministro da Saúde, no ano de 2019, ele teve um olhar muito forte para atenção básica, ajudou os estados e o Distrito Federal na reconstrução, ele vinha fazendo um trabalho de reconstrução da saúde no Brasil muito importante”.

“Nesse momento aí [chegada do novo coronavírus], acho que chamou mais atenção o lado do político do que o lado do executivo. E aí ele entrou no embate com presidente da República, não soube colocar as equipes técnicas para conversar e não conseguiu ser um maestro para ordenar todo esse sistema, onde ninguém sabia o que ia dar certo o que ia dar errado.”

Ibaneis aprovou a admissão do novo ministro da Saúde, Nelson Teich. “A primeira fala dele aponta para um rumo mais correto. Quero ver as ações”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado