Menu
Brasília

Ibaneis Rocha lidera grupo de governadores para incluir estados e municípios na Reforma da Previdência

Os políticos que são a favor da manutenção estão tentando convencer o relator da reforma a apresentar seu relatório só após o encontro

Aline Rocha

06/06/2019 14h47

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Da Redação
[email protected]

Governadores de todo o país se reúnem em Brasília, na próxima terça-feira (11) para convencer a Câmara a manter os estados e municípios no projeto da reforma da Previdência. Assinaturas são colhidas pelos governadores.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, é um dos articuladores da carta de repúdio e afirma que a documentação ficou pronta nesta quinta-feira (6). “O país não vai crescer aos poucos. O país vai crescer em conjunto. E, para isso, essa reforma da Previdência tem que ser tanto para União quanto para estados e municípios”, afirmou Ibaneis durante coletiva no início da tarde de hoje (6).

Ibaneis afirma que, se não aprovada em 2019, a reforma vai levar o Brasil a um caos em 2020. “Nós vamos chegar com um desemprego ainda maior. E isso é que vai gerar a rejeição nas urnas. Então, acho que temos que virar a página neste momento”, ressaltou.

Os políticos que são a favor da manutenção estão tentando convencer o relator da reforma, o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), a apresentar seu relatório só após este encontro.

O líder do MDB na Câmara, Baleia Rossi (SP), chegou a pedir esse adiamento publicamente na quarta-feira, 5. Moreira, por sua vez, está realizando uma série de reuniões técnicas que devem se estender por todo o fim de semana e não vai apresentar o relatório antes da segunda-feira.

Segundo uma fonte, governadores resolveram defender a reforma com mais protagonismo depois que perceberam que havia pouco empenho por parte do parlamento em manter os Estados no projeto. Muitas das unidades da federação estão em uma situação financeira crítica que tende a piorar, caso a reforma não seja aprovada.

Os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM-GO), do Pará, Hélder Barbalho (MDB-PA) e de Alagoas, Renan Filho (MDB-AL) também já afirmaram que vão participar do encontro em Brasília e estão em campanha para que os Estados e municípios sejam mantidos na reforma.

 

Com informações de Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado