Menu
Brasília

Ibaneis (MDB) se consolida na liderança das eleições ao GDF

Arquivo Geral

05/10/2018 16h20

Palácio do Buriti. Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília

Letícia Cotta
[email protected]

O candidato Ibaneis (MDB) se consolida na liderança dos aspirantes ao governo do Distrito Federal, segundo pesquisa mais recente do Datafolha. O emedebista registrou 24% de intenção de votos na semana passada. Porém, segundo a pesquisa, o número saltou para 32% nesta sexta-feira (5) – o que representa uma variação de 8 pontos percentuais (pp) durante a semana.

Já na disputa pelo segundo lugar, três candidatos seguem empatados tecnicamente: Eliana Pedrosa (PROS), Rodrigo Rollemberg (PSB), Rogério Rosso (PSD) e Alberto Fraga (DEM). Pedrosa recua e registra apenas 14% das intenções de voto pelo segundo levantamento consecutivo; Rollemberg oscila de 12% para 11%, enquanto Rosso varia de 8% para 10%. Fraga oscila para baixo, e fica com 7%.

Na lanterna da corrida ao governo do Distrito Federal aparecem Fátima Souza (PSOL), com 5%; General Paulo Chagas (PRP), com 4%; e com 3% os candidatos Júlio Miragaya (PT) e Alexandre Guerra (NOVO).

Além disso, cerca de 10% do eleitores ainda não tem candidato. Desses, 6% pretendem votar em branco ou nulo, e 4% estão indecisos.

Segundo turno

Três cenários foram projetados para o segundo turno no Distrito Federal, todos com vitória de Ibaneis. Contra Pedrosa, o candidato do MDB vence por 57% a 27%. Já contra Rollemberg, o placar foi de 61% a 23%. Em ambos os casos, brancos e nulos chegam a 14% e indecisos, 2%.

Contra Rosso, Ibaneis vence por 63% a 20%. Brancos e nulos somaram 15% e indecisos, 2%.

A pesquisa foi realizada nos dia 3 e 4 de outubro, com 1.512 entrevistas presenciais com eleitores em todas as regiões do Distrito Federal. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo DF-05113/2018. Os contratantes foram a TV Globo e o jornal Folha de S.Paulo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado