Menu
Brasília

Ibaneis lançou Pedra Fundamental do Museu da Bíblia nesta quarta

“Dessa forma, o Eixo Monumental será realmente Monumental”, frisou.

Redação Jornal de Brasília

18/12/2019 16h59

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, lançou nesta quarta (18) a pedra fundamental do Museu da Bíblia, no Eixo Monumental, próximo a antiga rodoferroviária. De acordo com ele, a entrega da obra está prevista para o dia 18 de dezembro de 2021, no seu último ano de governo. O chefe do Executivo também disse que buscará atender a um pedido da Igreja Católica, que é a construção também na Esplanada, de um Museu de Arte Sacra.

“Dessa forma, o Eixo Monumental será realmente Monumental”, frisou.

O Museu da Bíblia será construído num terreno de 10 mil metros quadrados e terá a forma de uma bíblia, de acordo com croqui de Oscar Niemeyer. A edificação custará cerca de 80 milhões, segundo previu o presidente da Novacap, Daclimar Azevedo de Castro.

Os recursos serão garantidos por emendas parlamentares impositivas. O museu será no Eixo Monumental e a previsão é que receba 100 mil visitantes por ano. O presidente da Frente Parlamentar Evangélica, deputado Silas Câmara (PRB-AM) disse que já existem 35 milhões em emendas impositivas de deputados e senadores destinados a realização da obra. A administração do museu, quando este estiver pronto, ficará sob a responsabilidade da Sociedade Bíblica Brasileira, hoje presidida por Acir Pereira.

“Desde que assumi o governo estabeleci à minha equipe que tratasse bem as igrejas e os líderes religiosos. Conheci esse projeto como Projeto de Lei, era apenas um pedaço de papel e vai se concretizar graças à união de esforços do governo e das lideranças religiosas”, destacou o chefe do Executivo. “É um projeto que requalifica o Eixo Monumental, colocando aqui na cauda do avião esse leme que é o Museu da Bíblia”, destacou Ibaneis.

Uma das iniciativas mais relevantes da gestão do governador Ibaneis Rocha, o lançamento da Pedra Fundamental de construção do museu da bíblia acontece dois meses depois de assinado, no Palácio do Buriti, em outubro, com líderes religiosos, carta de intenções e compromissos. A obra, que ocupará um terreno de 10 mil metros quadrados, será custeada por meio de emenda parlamentar na ordem de R$ 80 milhões. A previsão é de que o prédio da entidade fique pronto em 18 meses. Os trabalhos de edificações serão realizados pela Novacap.

Brasília será a segunda cidade do país a ter um museu dedicado às escrituras sagradas. O primeiro espaço do gênero construído no Brasil foi o museu da bíblia de Barueri (SP), inaugurado em 9 de dezembro de 2003 pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado