Menu
Brasília

Ibaneis critica operação que prendeu secretário de Saúde: “Desnecessária”

Para o governador, os investigados estão sendo acusados indevidamente. “Aguardo rápida apuração e o esclarecimento dos fatos”

Willian Matos

25/08/2020 10h11

Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

Horas após o secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, ser preso em operação que apura fraudes na compra de testes de covid-19, o governador Ibaneis Rocha se manifestou a respeito. Ibaneis criticou a ação do Ministério Público (MPDFT) e classificou como “desnecessária” a operação.

O governador afirmou que o secretário e a equipe dele “sempre estiveram à disposição das autoridades para esclarecer quaisquer fatos” e que os alvos da operação estão sendo “indevidamente acusados”.

Ibaneis confirmou que afastou preventivamente os acusados de fraudes na compra dos testes. “Aguardo rápida apuração e o esclarecimento dos fatos para que pessoas inocentes não tenham seus nomes indevidamente manchados”, concluiu o governador.

Leia na íntegra:

Foto: Divulgação

Operação

Na manhã desta terça-feira (25), o secretário Francisco Araújo e outros cinco membros da saúde do DF foram presos preventivamente. Todos são investigados pelo MPDFT em operação que apura fraudes na compra de testes de detecção do novo coronavírus.

Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Procuradoria-Geral de Justiça do MPDFT, alguns servidores estariam se organizando para fraudar licitações e comprar testes IgG/IgM de baixa qualidade e com preços superfaturados.

As pessoas presas nesta terça (25) são:

Eduardo Hage, subsecretário de Vigilância à Saúde;

Eduardo Seara Machado Pojo do Rego, secretário-adjunto de Gestão em Saúde;

Ramon Santana Lopes Azevedo, assessor especial da Secretaria de Saúde;

Ricardo Tavares, ex-secretário-adjunto de Assistência à Saúde;

Jorge Antonio Chamon Junior, diretor do Lacen.

Agentes cumprem outros 44 mandados de prisão, expedidos pelo desembargador Humberto Uchoa, em oito estados brasileiros: Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia.

Pronunciamento

A Secretaria de Saúde também emitiu nota. Veja na íntegra:

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES) informa que sempre esteve à disposição do Ministério Público, colaborando com as investigações e fornecendo todos os documentos necessários à devida apuração dos fatos relativos à operação Falso Negativo, desde a sua fase inicial.

A SES não só disponibiliza as informações solicitadas como franquia o acesso online dos membros do MP a todos os processos de compras e contratos da pasta, através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e vem realizando reuniões semanais com os membros desse órgão de controle para esclarecer dúvidas, acatar recomendações e aprimorar os mecanismos de transparência dos atos e ações da pasta junto à sociedade.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado