Menu
Brasília

Ibaneis anuncia que carros elétricos serão isentos de IPVA

Medida é uma forma de incentivo às novas tecnologias. Governador quer fazer de Brasília a unidade federativa mais moderna do país

Willian Matos

07/10/2019 13h03

Willian Matos
[email protected]

Durante a apresentação do projeto VEM DF, programa de compartilhamento de carros elétricos que traz à capital federal 16 veículos — 12 de imediato e mais quatro até o fim do ano —, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou uma espécie de incentivo a quem decidir adquirir os novos automóveis daqui para frente. Pelos próximos cinco anos, o proprietário será isento do pagamento do imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA).

“Em conversa com nosso secretário de economia [André Clemente Lara de Oliveira], nós adotamos, como uma forma de incentivar o uso do carro elétrico no DF, a isenção do IPVA pelo prazo de cinco cinco anos para quem adquirir um modelo dos veículos elétricos”, assegurou Ibaneis. “Vamos estudar, também, o caso dos carros híbridos, para que a gente possa transformar Brasília em um parque tecnológico com energia renovável, diminuindo a população das nossas cidades”, prosseguiu.

DF recebeu 12 veículos elétricos compartilhados nesta segunda (7). Foto: Renato Alves/Agência Brasília

A meta de Ibaneis é colocar Brasília como a maior unidade federativa do país em relação ao uso de tecnologias. “Ao final de quatro anos de governo, vamos entregar Brasília em primeiro lugar no Brasil nesta questão avançada da tecnologia e dos recursos renováveis”, projetou.

O secretário de Ciência e Tecnologia do DF, Gilvan Máximo, que foi bastante elogiado por Ibaneis, afirmou que serão instalados 35 eletropostos por todo o Distrito Federal para a recarga dos veículos. “Quero salientar que este projeto tem custo zero aos cofres públicos”, declarou.

O Jornal de Brasília esteve na apresentação e teve acesso ao veículo elétrico compartilhado. Confira no vídeo abaixo:

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado