Menu
Brasília

Ibaneis admite que pode entrar na Justiça para suspender aulas na UnB

Universidade manteve funcionamento mesmo após decreto do GDF. Energia da instituição foi cortada na manhã desta quinta (12)

Willian Matos

12/03/2020 12h27

O governador Ibaneis Rocha (MDB) declarou, nesta quinta-feira (12), que busca medidas na Justiça para suspender as aulas na Universidade de Brasília (UnB). Apesar de o GDF ter decretado suspensão de aulas em escolas e universidades em razão do surto de coronavírus, a instituição se manteve em funcionamento.

“Eu estou estudando [medidas] na Procuradoria [Geral do DF], e talvez eu busque uma medida judicial para interromper [as aulas]”, declarou Ibaneis, em entrevista à Rádio CBN, na manhã desta quinta-feira (12).

O fornecimento de luz da UnB foi interrompido pela Companhia Energética de Brasília (CEB) nesta quinta (12). Perguntado se a ação foi determinação do governo, Ibaneis negou e explicou que a universidade tem dívida milionária. “Eles têm uma conta de mais de R$ 250 milhões que vêm ainda da época do Cristóvam Buarque [ex-governador do DF], que eles insistem em não pagar. Mas é bom que paguem as contas, porque eles tão devendo há muito tempo, e a CEB precisa de recursos para manter suas atividades”, declarou.

Ibaneis disse que não estabeleceu multa aos órgãos que contrariarem a decisão publicada no Diário Oficial (DODF) na noite de quarta (11), mas afirmou que “poderia ter estabelecido”. “Eu não quero penalizar nesse momento, é mais no sentido de alertar. Nós não devemos ter aglomerações para evitar a circulação do vírus”.

Na contramão da UnB, diversas escolas e universidades particulares suspenderam as atividades. O decreto prevê cinco dias de suspensão, que podem ser prorrogados. “Espero que até segunda-feira (12) a gente tenha essa regularidade, e ao longo dos dias a gente vai avisando. Se houver necessidade de prorrogação, quero avisar com antecedência”, explicou. “Se eu sentir que vai haver um descumprimento da norma, aí sim eu tenho instrumentos legais para aplicar multa e tenho como fiscalizar”, completou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado