Menu
Brasília

HRT muda recurso de atendimento de emergência pediátrica

Iniciativa prevê acolhimento ambulatorial para pacientes de classificação amarela

Aline Rocha

03/09/2019 14h56

Foto: Agência Brasília

Da Redação
[email protected]

Mais um recurso para atender os pacientes de pediatria está sendo implantado pelo Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Os pacientes, preferencialmente em classificação de risco amarela, serão encaminhados rapidamente à Policlínica (no ambulatório do hospital), que terá vagas de demanda espontânea vindas do pronto-socorro. A nova ferramenta, chamada de rota rápida, está funcionando desde segunda-feira (2).

De acordo com Lucilene Florêncio, superintendente da Região de Saúde Sudoeste, a iniciativa busca garantir o maior número de atendimento de pacientes possível, de maneira breve e eficiente. “Por isso, buscamos reorganizar as agendas dos médicos pediatras da Policlínica, de maneira a atender a esta nova demanda. Também percebemos que alguns desses pacientes seriam os mesmos que as Unidades Básicas de Saúde poderiam inserir na regulação mais tarde”, reflete a gestora.

Com o objetivo de garantir que o paciente classificado no pronto-socorro seja atendido na policlínica, um profissional ficará responsável por levar a pessoa até o guichê da pediatria. Lá, os atendentes vão inseri-lo na agenda do dia para a consulta.

“Caso necessite de exames, o médico faz o pedido imediatamente e se considerar necessária a internação, a providência também poderá ser feita via ambulatório”, explica a diretora da Atenção Secundária, Keila Lima.

Expansão

A diretora informou ainda que já está sendo estudada a implantação da ferramenta para outras áreas e que a próxima deve ser a ortopedia. “Há muitos pacientes com classificação amarela, como, por exemplo, uma pessoa que chegar com lombalgia pode ser atendida no consultório da Policlínica, diminuindo o número de pacientes no Pronto-socorro”, explica Keila.

Para a superintendente Lucilene, a rota rápida é mais que uma forma de agilizar o atendimento. “Estamos criando condições para humanizar ainda mais o serviço oferecido no nosso sistema público de saúde. Estamos buscando novas maneiras de cuidar da população com os recursos que já temos”, conclui Lucilene.

 

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado