Menu
Brasília

Hospital Universitário de Brasília precisa de doadores de sangue

Arquivo Geral

19/09/2016 11h13

A campanha Seja um Doador, realizada a partir desta segunda-feira (19) pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), visa ampliar a quantidade de doações de sangue realizadas na Fundação Hemocentro de Brasília em nome do hospital. Até o dia 30 de setembro, profissionais do HUB participam de um stand para estimular a comunidade a apoiar a causa.

A iniciativa conta com distribuição de material informativo, esclarecimento de dúvidas e até agendamento de transporte ao Hemocentro se houver grupos maiores. Os interessados devem ir até o stand, localizado no corredor entre as Unidades 1 e 2 do HUB.

Em média, o hospital realiza 300 transfusões de sangue mensalmente. O estoque é abastecido pelo Hemocentro. Em troca, o HUB deve ajudar a repor as reservas daquela instituição, enviando um doador para cada bolsa de sangue usada. A captação de voluntários é feita diariamente com os acompanhantes e familiares dos pacientes internados, mas o índice de doadores necessários não chega a 50% do esperado.

“Ao procurar o Hemocentro, o candidato precisa informar na hora do cadastro que a doação é pelo HUB para que seja contabilizado como um doador do hospital”, explica a supervisora técnica da Agência Transfusional do HUB, Letícia Aparecida Silva.

Atitude que salva vidas

Com apenas 15 anos, Daniel de Souza Rozendo já sabe da importância da doação de sangue. No dia 26 de agosto, chegou ao HUB com hemorragia intensa e precisou de transfusão. Sensibilizada com a causa, a mãe, Mariene Soares de Souza, decidiu agir. “Iniciamos uma campanha no Facebook para atrair mais doadores”, conta. Em menos de 15 dias, receberam a ajuda de cem pessoas.

O filho continua internado em estado grave, em decorrência de complicações da epidermólise bolhosa, doença rara que provoca bolhas na pele semelhantes a queimaduras. Há oito meses, Mariene perdeu a filha de 18 anos para a mesma doença, mas a vontade de lutar pela vida do Daniel e de outras pessoas comove. “Vamos ficar mais tempo nesta vida para poder ajudar outras vidas. Muita gente ainda vai ser salva por meio do meu anjinho”, conta emocionada.

Procure o Hemocentro de Brasília e informe que a doação é pelo HUB!

Atendimento Hemocentro: de segunda a sábado, de 7h às 18h
Endereço: Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 03, Conjunto A, Bloco 3, Asa Norte
Telefone: 160 (opção 2) ou (61) 3327-4424

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado