Menu
Brasília

Hospital Universitário consegue realizar dois transplantes ao mesmo tempo 

A equipe do Hospital Universitário de Brasília se esforçou para garantir que os órgãos beneficiassem dois doentes crônicos

Redação Jornal de Brasília

05/07/2019 18h52

Da Redação
[email protected]

Na última terça-feira (2) o Hospital Universitário de Brasília (HUB) conseguiu ajudar dois doentes renais crônicos que estavam na fila por transplantes em uma única manhã.

As cirurgias simultâneas foram realizadas na terça-feira e os receptores passam bem. Um deles é de Minas Gerais e o outro, da Bahia. Os rins foram doados pela família de um homem de 37 anos que faleceu de traumatismo cranioencefálico.

A equipe do hospital soube da captação dos órgãos ainda na segunda-feira (1º) e, imediatamente, acionou os receptores que aguardavam na fila.

Antes da realização das cirurgias, de acordo com o protocolo clínico, os beneficiados passaram por uma bateria de exames para confirmar se estavam em condições de se submeterem ao transplante. 

Isso tudo, aliado ao fato de que os dois precisaram viajar até Brasília e que as cirurgias tinham que ser feitas o mais rápido possível para preservar a qualidade dos rins doados, obrigou o HUB a uma verdadeira corrida contra o tempo.

A urologista Lívia Portela foi responsável por comandar a equipe que cuidou do paciente de Minas Gerais, que dependia de sessões de hemodiálise três vezes por semana para sobreviver. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado