Menu
Brasília

Hospital Regional do Gama terá novo reservatório de água e heliponto

Melhorias atendem a reivindicações antigas da comunidade

Redação Jornal de Brasília

23/10/2019 21h21

Da Redação
[email protected]

O Hospital Regional do Gama (HRG) será contemplado com um novo reservatório de água – mais moderno e prático – e um heliponto, melhoria que garantirá pousos e decolagens de helicópteros que transportam pacientes, dando continuidade às manutenções prediais em curso na rede pública de saúde. As intervenções já foram iniciadas, com previsão de serem concluídas até o fim de novembro, segundo a direção da unidade.

Para instalar o novo reservatório será necessário demolir a estrutura de 53 anos que suporta as três caixas d’água do hospital. Como duas delas estão desativadas há pelo menos 20 anos, serão retiradas primeiramente. Parte do estacionamento já foi interditada para a realização do serviço. Depois que o novo reservatório for instalado e estiver em funcionamento, a estrutura da última caixa d’água será demolida.

“As caixas d’água são muito antigas, então serão trocadas por um novo reservatório, para melhorar o abastecimento e garantir a qualidade da água em todo o hospital. Além disso, é uma reivindicação antiga da população trocar essas caixas d’água, que estão desativadas há anos e geram dificuldades operacionais”, afirmou o secretário-adjunto de Gestão em Saúde, Ronan Lima.

Vários órgãos do governo estão contribuindo para essa ação, como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e secretarias de Estado. “É uma preocupação da atual gestão garantir o melhor atendimento as pessoas”, ressaltou o secretário-adjunto.

Estrutura

O novo reservatório terá capacidade para 80 mil litros. Tanto o projeto como a estrutura do equipamento foram doados pela Caesb, que também disponibilizou um engenheiro para todo o processo. O reservatório é feito de alumínio, diferente das caixas d´água antigas do HRG, construídas com concreto.

Trata-se de uma estrutura mais moderna, fácil de limpar e de ser desmontada. Além disso, o novo reservatório garante, inclusive, o fortalecimento de repasses federais ao hospital, porque a unidade estará melhorando a qualidade da água fornecida, seguindo os padrões do Ministério da Saúde.

Heliponto

O espaço do heliponto funcionará próximo ao Pronto-socorro do hospital, para facilitar o acesso dos pacientes. Foram iniciadas a demarcação, retirada de mato e terraplanagem no local. Depois, será feita toda a instalação elétrica, concretamento, construção de uma rampa de acesso para macas, pintura e sinalização do ponto de pouso e decolagem de helicópteros.

A planta do espaço foi aprovada pelo Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Saúde, assim como as autorizações para uso do espaço aéreo foram dadas pelos órgãos competentes.

“Essa era mais uma reivindicação da comunidade e do Corpo de Bombeiros que vamos atender. A ação foi incluída dentro do contrato de manutenção predial, e contamos com a parceria da Administração Regional do Gama para fazer a terraplanagem do local”, informou a diretora administrativa do HRG, Verbena Melo.

Manutenções

O HRG tem passado por intensas melhorias em sua estrutura desde agosto deste ano. Entre elas, a troca de telhas, a limpeza de seis quilômetros de rede de esgoto e as revitalizações nas duas enfermarias, na Radiologia, nos corredores centrais e no laboratório da unidade.

A expectativa é finalizar as intervenções no Centro de Esterilização de Materiais (CME) e iniciar as do Pronto-socorro do HRG. Neste último, as melhorias incluem colocar forro no teto, instalar ar-condicionado e ampliar a sala de banho para os pacientes.

Com informações da Agência Brasília. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado