Menu
Brasília

Hospital de Santa Maria passa por reforma e abre 30 leitos

O hospital deve ter um espaço preparado para receber uma nova ressonância magnética, a primeira entrando em funcionamento de toda a rede pública do DF

Aline Rocha

04/09/2019 14h09

Foto: Davidyson Damasceno/IGESDF

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) anunciou, nesta quarta-feira (4), reformas que somam cerca de R$ 1,5 milhão e a abertura de 30 leitos de internação no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). As intervenções estruturais contemplam a cozinha, o Bloco de Emergência e o Ambulatório.

Além disso, a unidade de saúde deve ter um espaço preparado para receber uma nova ressonância magnética, a primeira entrando em funcionamento de toda a rede pública do DF. A aquisição da ressonância faz parte do pacote com 15 metas lançadas na última segunda-feira (2) pelo IGESDF.

“A reabertura dessa quantidade de leitos para um hospital desse porte refletirá em melhorias para toda a rede. As obras também são mais uma sinalização do governo para a população de Santa Maria de que estamos focados em tratar os pacientes com dignidade”, destacou o diretor-presidente do IGESDF, Francisco Araújo.

A deputada federal, Jaqueline Silva (PTB), estava presente no evento e reconheceu todas as melhorias que vem sendo realizadas pelo IGESDF. “Sou moradora de Santa Maria e vizinha desse hospital. Hoje eu faço questão de fazer um registro de gratificação e parabenização ao IGESDF. É uma grande conquista que faz toda a diferença para as pessoas que estão esperando a oportunidade de estarem alocados onde sejam oferecidas melhores condições de atendimento”, ressaltou a parlamentar.

Reformas

Na Emergência, as melhorias incluirão a Sala Vermelha, que passará a ter oito leitos, e a Sala Vermelha da Pediatria, que passará a ter sete leitos. Além disso, será criada a Sala Vermelha de Trauma com mais quatro leitos, totalizando 11 novos leitos para atender pacientes em estado grave. A recepção também será reformada e dois centros de triagem serão criados.

No ambulatório, a ideia é criar uma sala de espera e uma sala de medicação para inaugurar o serviço de hospital dia, destinada a pacientes que precisam apenas tomar medicação intravenosa. Com isso, ao invés de o paciente ficar internado, ele comparecerá nos horários previamente estabelecidos para tomar a medicação e voltar para casa. A ação aumentará o conforto desses pacientes, bem como contribuirá para a liberação de leitos para outras pessoas que precisam.

Na cozinha, as obras que começaram no início do ano já foram concluídas e a cozinha está em pleno funcionamento para servir, por dia, 2,8 mil refeições para pacientes/acompanhantes e 350 para profissionais. Foram seis meses em reforma para deixar o cômodo completamente adaptada às normas RDC da ANVISA. Para isso, foi feita a substituição do piso, as paredes ganharam revestimento e toda a parte elétrica e hidráulica recebeu manutenção.

Foto: Davidyson Damasceno/IGESDF

Novos leitos

Dos leitos abertos no HRSM, 20 são na Clínica Médica, cinco na Unidade de Cirurgia Geral e cinco na Unidade Ortopedia. A reabertura de novos leitos só foi possível após a contratação de novos profissionais, reabastecimento de insumos hospitalares e medicamentos, manutenção das camas, reparos em aparelhos como monitores cardíacos, bem como aquisição de aparelhos de pressão, estetoscópios, carrinho de curativo, computadores para abrir a sala de prescrição de enfermagem, entre outras melhorias.

Com os 30 novos leitos reabertos em Santa Maria, o IGESDF completa o reforço de 71 leitos na rede pública de saúde, já que neste ano outros 26 foram reabertos no Hospital de Base (HB) com a reativação do sétimo andar, 10 leitos com a reabertura da Sala Amarela na UPA de Sobradinho, bem como mais cinco no início do ano na pediatra do HRSM.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado