Menu
Brasília

Hospital de Samambaia passa a ter pronto-socorro exclusivo para Covid-19

A emergência obstétrica e a cirurgia-geral vão manter o atendimento normal para pacientes sem o coronavírus

Redação Jornal de Brasília

12/01/2021 15h56

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

O Hospital Regional de Samambaia (HRSam) agora oferece atendimento emergencial exclusivo de clínica médica para pacientes com coronavírus. Por meio de 25 leitos de enfermaria Covid-19, 20 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e quatro de UCI (Unidade de Cuidado Intermediário), a unidade recebe os pacientes depois que eles são transferidos das unidades básicas de saúde (UBSs) e das unidades de pronto atendimento (UPAs), que realizam os primeiros diagnósticos.

A decisão faz parte do Plano de Mobilização de Leitos, que foi anunciada pela Secretaria de Saúde em 30 de dezembro.

A mudança no perfil de atendimento do HRSam ocorreu, de acordo com o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Petrus Sanchez, porque Samambaia é uma região de alta densidade populacional. “Desse modo, decidimos que a região oferecesse um suporte exclusivo de atendimento para Covid-19 na emergência de clínica médica”, explica o gestor.

A mobilização na unidade começou, ainda em dezembro, nas estruturas de UTI. Em 18 de dezembro, dez leitos passaram a atender somente pacientes com Covid-19. Tal mudança iniciou a primeira fase de ativação desses leitos, que foi concluída em 27 de dezembro a partir da colocação de outros dez em funcionamento.

Os leitos do pronto-socorro de clínica médica começaram a ser mobilizados em 22 de dezembro. Já os da enfermaria de clínica médica foram ativados no dia 3 de janeiro.

“A equipe do HRSam está mais preparada para enfrentar os desafios. Estamos nos dedicando a consolidar os fluxos já estabelecidos e nos empenhando em garantir os insumos necessários para uma melhor assistência aos pacientes”, afirma o diretor do HRSam, Ruiter Arantes.

Atendimento de emergência

A emergência obstétrica e o serviço de cirurgia geral do HRSam continuam atendendo pacientes com ou sem coronavírus. Todos são classificados e, em caso de suspeita de infecção pelo novo vírus, tais pacientes são isolados. Na emergência de clínica médica também há um espaço para que pacientes que não testaram positivo para Covid-19 fiquem isolados até que sejam selecionados para atendimento em outra unidade da rede pública.

Para o HRSam estão previstos 27 leitos de UTI, dos quais sete dependem de contratação de recursos humanos para funcionar. A ativação desse serviço pode ocorrer em caso de necessidade, a partir da fase de ativação de leitos Covid-19.

O HRSam também possui quatro leitos de UCI e terá outros oito para atender pacientes com coronavírus.

HRSam em números

O Hospital Regional de Samambaia atende pacientes com Covid-19 na enfermaria e na UTI desde junho de 2020. Até o dia 2 de janeiro deste ano já foram notificados na unidade 2.868 casos suspeitos de Covid-19, dos quais 1.178 confirmados.

Do total de casos notificados, 1.115 necessitaram de internação, 1.044 resultaram em cura e 95 evoluíram para óbito.

As informações são da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado