Menu
Brasília

Hospitais do DF terão leitos adaptados para pessoas com deficiências

Os novos leitos adaptados também beneficiam pessoas obesas. “”É uma forma de melhorarmos o atendimento dessas pessoas”, afirma deputado autor da lei

Redação Jornal de Brasília

02/12/2020 11h33

O governador Ibaneis Rocha sancionou, nesta quarta-feira (2), a Lei nº 6.738. O texto obriga as unidades de saúde pública e privada do DF a manterem macas e camas adaptadas para a melhor acomodação de pessoas obesas e/ou com deficiência.

Segundo a lei, os equipamentos também deverão estar disponíveis para a realização de exames e outros procedimentos hospitalares.

“É uma forma de melhorarmos o atendimento dessas pessoas. Se os cinemas têm espaços adaptados para esse público, por que os hospitais não teriam. É preciso manter a equidade no tratamento de todos”, argumenta o autor da lei, deputado distrital Eduardo Pedrosa (PTC).

De acordo com estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2003 e 2019, a proporção de obesos na população acima de 20 anos, mais que dobrou no Brasil, passando de 12,2% para 26,8%. Dados do último Censo Demográfico, mostram que mais de 45,6 milhões de pessoas apresentam algum tipo de deficiência, totalizando 23,9% dos brasileiros. OU seja, cerca de um quarto da população necessita desses cuidados.

“Empreendimentos acessíveis são cada vez mais exigidos pela sociedade, seja em edifícios comerciais, residenciais ou em entidades prestadoras de serviços assistenciais”, diz o parlamentar.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado