Menu
Brasília

Homem que matou duas pessoas em Samambaia foi preso no Piauí

Arquivo Geral

11/10/2018 19h14

Aleno Jorge Eufrásio, 40 anos, diz à polícia que atirou por legítima defesa. Foto: Lígia Vieira/Jornal de Brasília

Lígia Vieira
[email protected]

Foi preso, na última quarta-feira (10), um homem acusado de matar duas pessoas durante uma festa em Samambaia Sul, em fevereiro deste ano. Aleno Jorge Eufrásio da Silva, 40 anos, estava foragido e foi encontrado em Floriano, cidade do interior do Piauí.

A prisão do homem só foi possível devido a atuação conjunta entre a 32ª Delegacia de Polícia (DP), localizada em Samambaia Sul, e a Delegacia de Capturas e Polícia Interestadual (DCPI).

Em fevereiro deste ano, Aleno da Silva disparou diversas vezes contra um homem. Eles estavam numa festa em uma residência em Samambaia Sul, quando brigaram por conta da falta de cerveja no evento. A discussão ocorreu na via pública em frente á casa. Os dois estavam embriagados e trocaram agressões num primeiro momento.

Eram aproximadamente 6 da manhã, quando Aleno voltou para casa em busca de uma arma, que tinha autorização de portar, pois era vigilante. Depois retornou a rua, em frente à residência, e fez os disparos, que acertaram dois outros homens, que não tinham nada a ver com a discussão.

“Ele [Aleno da Silva] assume o ocorrido, mas alega que foi em legítima defesa. Porém, essa atitude não caracteriza defesa, pois neste caso não ele estava armado no local, ele voltou em casa e pegou a arma”, conta Antônio João Dimitrov, delegado-chefe da DCPI.

A prisão foi realizada em parceria com a 32ª DP e a DCPI. Foto: Lígia Vieira/Jornal de Brasília.

As duas vítimas não tinham ligação com a organização da festa e morreram, uma no local e a outra no hospital no dia seguinte ao ocorrido. “A terceira vítima que era quem de fato ele queria atingir não foi alvejada, conseguiu fugir”, explica Joás Borges, delegado-chefe da 32ª DP.

Ao retornar para fazer os disparos, Aleno da Silva, que não tinha passagem pela polícia, chamou um outro homem para ajudá-lo. Luan Antônio Leopoldino da Silva, 26 anos, que tinha antecedentes criminais, também fugiu para o nordeste e chegou a ser preso no Ceará, porém conseguiu escapar da cadeia. Então, a polícia está atrás deste foragido, que participou do crime em Samambaia e de pelo menos em um outro homicídio no Ceará.

Luan Antônio Leopoldino da Silva, 26 anos, é procurado da polícia, pois participou do assassinato em Samambaia e tem outros antecedentes criminais. Foto: Lígia Vieira/Jornal de Brasília

A prisão

Os policias da DCPI chegaram a Floriano na segunda-feira (8), depois de receberem informações de que Aleno da Silva estaria em uma casa de um familiar na cidade interiorana. Como no dia, a Lei Eleitoral estava em vigor, os agentes tiveram que ficar de campana próximo a esta residência até quarta. “Os policiais tiveram que dormir na porta da casa, sob um calor de 40º graus, num carro alugado sem ar condicionado”, lembra o delegado Antônio Dimitrov.

Também receberam ajuda da polícia local de Floriano. “O pessoal do batalhão de Floriano foi essencial. Eles ajudaram muito a gente”, agradeceu Antônio Dimitrov.

Ao adentrar a residência em que Aleno da Silva se escondia, os agentes o encontraram debaixo de uma cama, sem arma. Porém, ele reagiu sem muita violência e tentou escapar da prisão. O homem foi trazido para Brasília nesta quinta-feira (11).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado