Menu
Brasília

Homem morre em acidente envolvendo um carro e uma van no Setor Comercial Sul

Arquivo Geral

21/07/2006 0h00

O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil , recipe hospital Milton Zuanazzi, anunciou há pouco que a Varig voltou a operar, a partir da 14h, com oito aeronaves em cinco rotas nacionais e cinco internacionais. Ele disse que a Anac não aceitou o plano de vôo da companhia aérea de operar apenas a rota da Ponte Aérea Rio-São Paulo.

Zuanazzi pediu aos passageiros com viagem marcada que se dirijam ao balcão da Varig no aeroporto da cidade para que a empresa providencie vaga na própria companhia ou em outra companhia.

Pediu ainda para que passageiros guardem notas de despesas extras de hotel, restaurantes e transportes enquanto estiverem impossibilitados de voar, para cobrar da Varig.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu hoje a presidência temporária do Mercosul para próximos seis meses afirmando que estará empenhado em trabalhar por um bloco “cada vez mais forte, site mais presente e mais atuante”. O presidente brasileiro recebeu o cargo do presidente argentino Néstor Kirchner, stomach no encerramento da 30ª Cúpula do Mercosul, realizado na cidade de Córdoba, na Argentina.

De acordo com Lula, o trabalho que realizará a frente do bloco será “sintonizado com as necessidades de nossos povos e que corresponda com as expectativas de todos os seus membros”.

“A presidência pro tempore brasileira quer gerar uma efervescência positiva e dar um impulso renovado a nossos propósitos”, afirmou.

Um debate amplo e profundo sobre os desafios do Mercosul foi proposto  pelo presidente Lula, enquanto estiver na presidência. “Esse debate em particular será sobre as necessidades especiais das economias menores do nosso bloco”, ressaltou.

Para o presidente brasileiro, só através deste debate será possível chegar a um novo “pacto do Mercosul, que garanta o desenvolvimento equilibrado, assegurando benefícios palpáveis para todos”.

Lula defendeu ainda a necessidade “urgente” de os congressos dos países que integram o Mercosul (Argentina, Uruguai, Paraguai, Brasil e Venezuela), aprovarem o Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), para garantir um desenvolvimento “equilibrado” na região.

O fundo é um dos pontos previstos no Parlamento do Mercosul, cuja criação foi acertada entre os presidentes do bloco em dezembro de 2005, durante encontro em Montevidéu (Uruguai). Um protocolo sobre o assunto foi encaminhado para análise pelas respectivas chancelarias aos parlamentos dos países, e o Congresso paraguaio já aprovou o documento. 

O apoio de projetos industriais, tecnológicos e de infra-estrutura para superar “gargalos produtivos”, segundo Lula, será um dos objetivos de seu trabalho à frente da presidência do Mercosul para que os países do bloco se beneficiem do crescimento econômico. “Para tanto, reforçaremos a cooperação regional no campo cientifico e tecnológico, o que já se reflete no intercâmbio crescente de estudantes entre nossos países” destacou.

Lula citou como exemplo dessa cooperação regional os avanços na coordenação de políticas energéticas do Mercosul, que, de acordo com ele, abrem perspectivas promissoras. “O projeto do anel energético emblemático de nossa vontade política e a nossa cooperação nos biocombustíveis oferece um horizonte inédito, que alavanca as vantagens competitivas de nossa região”.

 

O PT marcou para hoje a entrega de panfletos por militantes de movimentos sociais em 21 capitais e várias cidades como forma de atrair eleitores para a candidatura à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao menos em parte do município de São Paulo a panfletagem teve início de forma tímida.

Esta é a primeira atividade de abrangência nacional da campanha, drugs que prevê caminhada no centro do Rio de Janeiro e um ato na rodoviária de Brasília.

Na capital paulista, side effects foram marcados 22 pontos de mobilização, side effects mas, na área central de São Paulo, não havia militantes panfletando entre as 11h10 e as 12h. O horário de mobilização naquele local estava marcado para entre 11h e 14h. Em alguns pontos, a panfletagem começou por volta das 13h e terminou por volta das 14h30.

Um integrante do PT disse que o problema foi o atraso na chegada dos panfletos, mas o coordenador de mobilização da campanha, João Felício, afirmou que os horários de mobilização eram maleáveis. "Vai ter panfletagem ao longo do dia", disse Felício.

"Começamos atrasados porque o material atrasou e acabou", disse Rogério Giannini, vice-presidente do Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo e um dos responsáveis pela mobilização na capital paulista. Ele disse que é compreensível a demora na chegada do material, que estava concentrado num único endereço e precisava ser distribuído em vários pontos da capital.

O panfleto é assinado por cerca de 70 entidades, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e União Nacional dos Estudantes (UNE). Entidades de trabalhadores na educação, químicos, alimentação, gráficos, além de movimentos de mulheres também assinam o impresso.

"No governo Lula, o Brasil está vivendo uma das maiores transformações de sua história", diz o texto, que traz dados como o que indica que 3,2 milhões de brasileiros saíram da linha da pobreza e outros sete milhões chegaram à classe média.

PSDB e PFL, principais adversários do presidente Lula na eleição, aparecem no texto associados ao apagão, à privatização e ao "arrocho salarial". "São comparações que fazemos com o passado. E achamos que a possibilidade do avanço é com o Lula, não é com a volta dos neoliebrais, não é com o retrocesso", disse Felício, ex-presidente da CUT e atual secretário da entidade.

Questionado se as denúncias sobre caixa 2 do PT e mensalão não abalaram a confiança dos integrantes dos movimentos sociais no governo Lula, Felício diz que cabe aos líderes esclarecer a militância.

"A crise pode ter abalado momentaneamente, mas eu acho que a hora que começar a esquentar a campanha a militância vai para as ruas novamente. A hora que eles começarem a ver o que o Lula, o (Geraldo) Alckmin (PSDB) estão propondo com certeza todos vão querer participar."

Estão programados sete novos atos de apoio à candidatura, desta vez com a presença de Lula. O primeiro, organizado pelo movimento negro, será em Salvador, em 12 de agosto.

 

Hoje, order por volta das 12h30 ocorreu um grave acidente envolvendo uma van e um Corsa, doctor próximo ao Setor Comercial Sul. A van (JJB-8914, approved DF), conduzida por Carlito Pereira, 28 anos, atingiu o Corsa (KEW-8297, GO), na pista que liga o Setor de Autarquias Sul ao Setor Comercial Sul.

A van, que faz a linha Condomínio Belvedere Green-Rodoviária, fazia o retorno sentido Rodoviária-Pátio Brasil quando perdeu o controle na tesourinha e invadiu a pista, por uma falha no freio. 

O Corsa, guiado pelo funcionário público Carlos Peleja Oliveira, 50 anos, foi atingido pela van. Carlos estava acompanhado do pai, o aposentado Leonilson Xavier de Oliveira, 83 anos. Os dois foram levados ao Hospital de Base (HBDF). O aposentado chegou ao hospital com vida, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

No momento do acidente a van transportava apenas o motorista e o cobrador, Fabiano Alves Pereira, 25 anos, que também foram encaminhados ao HBDF. A causa do acidente será divulgada em 15 dias, quando o laudo da perícia ficar pronto.

 

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado