Menu
Brasília

Há sete anos, TCDF frisou necessidade urgente de manutenção em viaduto

Arquivo Geral

06/02/2018 14h45

João Stangherlin/Jornal de Brasília

Um relatório do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), feito em 2011 e divulgado em 2012, já havia apontado a necessidade de manutenção urgente na estrutura do Viaduto da Galeria do Estados. Nada foi feito, e a estrutura foi ao chão por volta do meio-dia desta terça-feira (6). O documento ainda apontava a necessidade de manutenção urgente em outras construções, como a Ponte do Bragueto, o viaduto sobre a via S2 e o viaduto do Eixo L.

Outro relatório, este feito pelo Sindicato de Engenharia e Arquitetura (Sinaenco), em 2011, alertou que 9 de 11 viadutos e pontes do DF precisam de reparos e obras de manutenção. Na época, o sindicatou elegeu o Viaduto da Galeria dos Estados como um dos que estavam em piores condições. Além dele, a Ponte do Bragueto e a Ponte das Garças também foram elencadas.

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) foi até o local logo após o desabamento. Ele admitiu que o viaduto que desabou não havia passado por manutenção. “Felizmente não houve vítima, isso é o mais importante. São viadutos antigos. Desde o inicio do nosso governo fizemos manutenção em oito viadutos, seis tiveram reforço da estrutura, infelizmente esse não recebeu manutenção. Brasília é uma cidade que está envelhecendo”, alegou.

No local funciona uma churrascaria. Ao menos quatro carros ficaram presos sob o viaduto, dois deles totalmente destruídos. Oito viaturas do Corpo de Bombeiros estão no local. De acordo com a Defesa Civil, outras partes do viaduto estão comprometidas. Sob o via que caiu, há grande fluxo de carros, que passam pela viaduto para acessar o Setor Comercial Sul e o Setor Bancário Sul.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado