Menu
Brasília

Grupo criminoso danificava carros de propósito para faturar com seguro

Suspeitos compravam os veículos em leilões e, semanas depois, causavam os falsos acidentes. Em seguida, acionavam as seguradoras

Willian Matos

29/09/2020 7h24

A Polícia Civil (PCDF) investiga um grupo que forjava acidentes de trânsito para faturar o dinheiro do seguro dos veículos. Nesta terça-feira (29), policiais vão às ruas para cumprir 10 mandados de busca e apreensão. A operação foi batizada de Total Loss.

Os mandados são cumpridos no Plano Piloto, no Guará e em Taguatinga, além dos municípios goianos de Águas Lindas-GO e Colinas do Sul-GO.

O grupo agia da seguinte forma: comprava carros em leilões por valores irrisórios, ou adquiria veículos danificados. Em seguida, levava para oficinas que pertenciam a eles mesmos para deixar os automóveis com “cara” de novo, fazendo com que as seguradoras não desconfiassem na hora de assinar as apólices. Semanas depois, os danificavam de propósito.

Um ponto que serviu de detalhe nas investigações é o fato de os carros estarem batidos sempre do lado oposto ao do motorista. As colisões são bastante parecidas. Veja as imagens:

Os falsos acidentes acabavam causando perda total. Com isso, o grupo acionava a seguradora e lucrava com o valor do benefício.

As investigações apontam que pelo menos 10 pessoas se revezam na prática criminosa. Os suspeitos levavam os carros quase sempre para o Polo JK, em Santa Maria, para causar os acidentes. O Park Way também era um dos destinos.

As seguradoras tiveram um prejuízo de mais de R$ 100 mil, estima a PCDF. “Na dúvida se o acidente foi ou não forjado, a seguradora paga o prêmio. Raramente a suspeita é comunicada à polícia”, afirma o diretor de Repressão a Fraudes (DRF), Fernando Cocito.

Valores encontrados durante os mandados de busca e apreensão. Foto: Divulgação/PCDF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado