Menu
Brasília

Grafiteiras transformam painel no Complexo Cultural de Planaltina

O deputado distrital e também artista, Claudio Abrantes (PDT), está comemorando a realização da obra. “O painel é como um filho para mim”

Catarina Lima

06/10/2020 18h13

Foto: Divulgação/Secec

Até domingo o último domingo (4), 15 artistas fizeram um painel de quase 300 metros quadrados em homenagem aos dois anos do Complexo Cultural de Planaltina, que serão comemorados no dia 04 de outubro. O painel será um grafite gigantesco na parede principal externa do Complexo. A ideia é que a obra se torne uma verdadeira tela a céu aberto. Dos 15 artistas, são de Planaltina Odrus, Kel e Iasmim Kali. O tema do Painel é  “Planaltina, patrimônio, história e identidade de uma cidade centenária”.

“Começamos a redigir em janeiro o edital para a realização do projeto de pintura do painel. Temos aqui um palco maravilhoso, uma estrutura de grande valor para os artistas da cidade”, destacou Júnior Ribeiro, ator e gerente do Complexo Cultural de Planaltina. Depois de meses sendo elaborado, o edital foi lançado em agosto, na semana do aniversário da cidade.

O deputado distrital e também artista, Claudio Abrantes (PDT), está comemorando a realização da obra. “O painel é como um filho para mim. E agora é como se ele estivesse prestes a ganhar uma roupa nova, pela qual esperávamos ansiosos. Trata-se de um grande presente para o Complexo e para o artista de Planaltina” comentou. Abrantes é morador da cidade.

Em dois anos de existência, o Complexo Cultural já recebeu centenas de montagens e atividades, como peças, shows musicais, exposições, e outros. “Um dos grandes projetos é a Ocupação Horizontal no Complexo Cultural de Planaltina, com a realização de oficinas on-line de instrumentos, Libras, produção cultural e muito mais”, enumerou Júnior Ribeiro. Os artistas terão à sua disposição para fazer o painel, material de trabalho, de segurança, como cintos de segurança, óculos e capacetes, além de produtos de prevenção ao coronavírus, que são máscaras e álcool em gel.

Outra inovação obtida pelo espaço foi participação no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, graças à descentralização do evento. Devido a pandemia de coronavírus não haverá outras atrações além a confecção do painel. “Pensamos em um aniversário com evento, com a junção das línguas da arte urbana. No entanto, devido à covid-19, limitamos a ação à pintura, que só ocorrerá na área externa”, finalizou Júnior.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado