Menu
Brasília

Governo faz primeira ação em Sol Nascente/Pôr do Sol

A intenção é se antecipar ao próximo período de chuvas e executa trabalho preventivo para minimizar transtornos

Redação Jornal de Brasília

10/09/2019 17h30

Da Redação
[email protected]

Nesta terça-feira a nova região administrativa do Distrito Federal recebeu a equipe do GDF. O objetivo é se antecipar a eventuais transtornos, na iminência do próximo período chuvoso, além de sanar problemas visíveis da região imediatamente.

A palavra de ordem é a integração entre equipe de governo e diversos órgãos públicos. “Estamos vivendo um momento de euforia. O nosso sonho está sendo realizado. Estamos saindo do anonimato e vindo para o mundo real. A chegada do GDF Presente é parte disso”, comemora a moradora Francisca Ambrósio do Nascimento, no Sol Nascente há 37 anos.

Estiveram no encontro para comemorar o início das ações na região administrativa o secretário de Governo, José Humberto Pires, que coordena o programa, o secretário de Cidades, Gustavo Aires, e o administrador do Sol Nascente/Pôr do Sol, Goudim Carneiros, além de lideranças comunitárias e representantes de outros órgãos do governo.

“É histórica a criação da cidade [Sol Nascente/Pôr do Sol], bem como a chegada deste programa, que tem feito a diferença no DF. A gente quer melhorar a vida desse povo, e assim o faremos”, declarou José Humberto.

A cidade Sol Nascente/ Pôr do Sol surgiu de uma invasão em meados dos anos 2000, em uma área que antes era chácara, daí o povoamento do local ter sido feito de forma desordenada. Uma das promessas de campanha do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi justamente a criação dessa região administrativa, providência que implica organização e desenvolvimento social. Uma vez cumprido o compromisso, os trabalhos têm sido executados e levam conforto e dignidade aos moradores.

“Hoje nós recebemos o polo de máquinas do GDF Presente e estamos satisfeitos. A minha rua está mais limpa e tem menos buracos. Então nós estamos felizes, sim”, festejou Marcos Antônio Rodrigues da Silva, morador da região há 15 anos.

Administrador da região, Goudim Carneiros explica que, nesta primeira parada, o foco será o trabalho preventivo em razão da proximidade do período de chuvas. “Por se tratar de uma cidade construída sem um projeto, os transtornos podem se tornar ainda mais preocupantes. Então, nós vamos focar inicialmente nisso, para a população ter mais tranquilidade”, afirmou.

Ao todo, 30 homens vão trabalhar no local. Foram cedidas 21 máquinas, entre elas duas motoniveladoras, doze caminhões-caçamba, uma retroescavadeira, dois caminhões pipas, três caminhões-carroceria e um rolo de máquinas.

A equipe ficará no local até 13 de setembro. O retorno será no dia 20 do mesmo mês, com o intuito de acompanhamento e continuidade à resolução das demandas.

O programa acolhe demandas da população por serviços como limpeza de entulhos, retirada de galhos, poda de árvores, operação tapa-buracos, construção e pintura de quebra-molas, pintura de faixas de pedestre, limpeza de bocas de lobo, troca de lâmpadas e roçagem.

Novacap, DER/DF, SLU, CEB, Caesb, Detran/DF, Secretaria das Cidades e Secretaria de Governo integram a força-tarefa do GDF Presente. Equipes das regiões administrativas também participam das jornadas de trabalho.

Com informações da Agência Brasília. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado