Paula Beatriz e Larissa Galli
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Governador de Brasília Ibaneis Rocha convocou a imprensa, na tarde desta quarta-feira (26), para informar a população sobre o fechamento da plataforma superior da rodoviária do Plano Piloto.
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil detectaram fissuras estruturais em expansão rápida, e afirmaram que a Rodoviária do Plano Piloto corre risco grave de desabamento. A partir da tarde desta quarta-feira (26/06), nenhum carro poderá circular no sentido norte-sul, entre o Conjunto Nacional e o Conic. No sentido sul-norte, o tráfego será proibido para veículos pesados.
“Conversando com os técnicos eles encontraram muitas fissuras entre os trechos norte e sul. Então recomendaram e decidimos interditar por questões de segurança” disse o governador em coletiva de imprensa.
Técnicos do governo vinham fazendo um acompanhamento dos problemas estruturais da Rodoviária e, nos últimos dias, identificaram um agravamento do problema. Fissuras de 0,5cm triplicaram de tamanho.
Vale lembrar que o terminal já sofreu interdições por risco de desabamento. Em 2018, após o desabamento do viaduto do Eixo Rodoviário, (Galeria dos Estados), o Tribunal de Contas do Distrito Federal – TCDF emitiu Relatório de Inspeção nº 02/2018-NFO onde em seu item nº 7, na página 39, tratou das manifestações patológicas da Rodoviária do plano Piloto, concluindo que necessita de reparos/manutenções urgentes, com necessidade de intervenções imediatas, mesmo admitindo que era um dos bens públicos que receberam manutenções recente.
Durante os trabalhos de recuperação e revitalização da estrutura da rodoviária, a empresa Concrepoxi identificou uma série de manifestações patológicas na estrutura e os relatou para a Novacap.
Foram identificados na laje de cobertura da plataforma inferior o rompimento de cabos de protensão de longarinas por corrosão, movimentação anormal com abertura de frestas em vigas de encabeçamento do caixão perdido da plataforma superior, problemas de infiltração, problemas com estrutura do reservatório de incêndio, corrosão nos guarda-corpos dos viadutos, fissuras de vigas e lajes, etc
Confira nota técnica na íntegra: