Menu
Brasília

Geladeiras recheadas de livros levam cultura e educação para praças do DF

Arquivo Geral

11/08/2016 9h53

Divulgação

Você já viu alguma geladeira espalhada pelas praças do Distrito Federal? É o projeto literário Refresque Ideias – Geladeira do Livro, responsável por levar conhecimento e interação, em um processo de desenvolvimento social comunitário. O material fica instalado nas praças de forma permanente, com a inclusão de outras atividades pontuais. A edição de Ceilândia ocorrerá a partir das 14h deste sábado (13), com campeonato de futebol e queimada, poesia, música, grafite e bazar.

Contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Secretaria de Cultura e Governo do Distrito Federal, neste ano, a geladeira do livro será instalada em seis cidades satélites: Ceilândia, Samambaia, Planaltina, Paranoá, São Sebastião, Guará e Areal. A escolha das cidades foi feita com o intuito de descentralizar e agregar ações culturais e educacionais, em regiões menos favorecidas de Brasília.

O projeto arrecada geladeiras e livros, e a cada instalação promove uma ação cultural com artes visuais, música e poesia. Se dentro da geladeira há o conhecimento, por fora existe a arte, em desenhos feitos por grafiteiros e artistas da própria comunidade.

A ideia principal do projeto é a reutilização de geladeiras velhas, transformando-as em bibliotecas comunitárias gratuitas. As geladeiras do livro funcionam como uma biblioteca comum, porém não há necessidade de registros. As regras são simples: a pessoa pode doar livros ou pegar para ler e devolver quando quiser.

O impacto causado pela geladeira nas praças é instantâneo.  As pessoas começam a ver, a olhar e a interagir. O projeto por si só, incentiva a utilização das praças públicas ao criar um local em que a comunidade pode interagir e promover a convivência literária.

A edição de Ceilândia ocorre em parceria com os coletivos Sobreviventes de Rua, PR15, GL Gálatas, Família 4 Elemento, Dom Supremo, DuduMano, Comando Periférico, Vila dos Sonhos e Skandalo.

Serviço:

Data: 13/08/2016
Horário: 14h às 20h
Local: EQNO 17/16, Praça Central (campo sintético) acima do posto de Polícia.
Ceilândia, Setor O.
Entrada: Gratuita

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado