Menu
Brasília

GDF sinalizará 400 km de trilhas para turismo não motorizado

Projeto lançado no último sábado integra Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade

Lindauro Gomes

30/09/2019 5h03

Brasília, 28.09.2019//Cerimônia de lançamento do Caminhos do Planalto Central no CAT Casa de Chá na Praça dos 3 Poderes.Foto Luís Tajes/Setur-DF

Catarina Lima
[email protected]

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal lançou no sábado (28) o projeto Caminhos do Planalto Central, que sinalizará e estruturará, até o dia 21 de abril de 2020 — quando Brasília completará 60 anos — 400 quilômetros de trilhas. Para os amantes do turismo ecológico, ficará mais fácil chegar a inúmeras cachoeiras e grutas que ficam a menos de uma hora de distância do centro de Brasília.

Na ocasião, foi assinado um acordo de intenções entre as secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Agricultura; a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF); e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

Além de facilitar o acesso às trilhas, o acordo facilitará a geração de empregos e a preservação ambiental. “Um grupo de trabalho será montado para que possamos desenvolver estratégias para esse projeto e promover ações de divulgação nacional e internacional para que esse produto seja comercializado”, afirmou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

“Com o governo e a sociedade trabalhando juntos, conseguiremos sinalizar e estruturar toda essa rota”, previu.

O lançamento oficial do Caminhos do Planalto Central contou com a participação de mais de 250 pessoas, entre trilheiros e autoridades. Grupos de caminhantes, corredores, ciclistas e cavaleiros vieram de diversos lugares do DF para comemorar a realização de um sonho que começou a ser construído por voluntários há cerca de dois anos — e que, em 2019, foi abraçado pelo Governo do Distrito Federal. “Conseguimos chegar aqui com a ajuda de diversos parceiros e com o incentivo que recebemos”, comemorou Márcio Bittencourt, representante do grupo de ciclistas Rebas do Cerrado.

A solenidade de lançamento contou com a presença do secretário de Governo, José Humberto; da secretária de Turismo, Vanessa Mendonça; do secretário de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), André Pitaguari Germanos; da secretária-executiva da Secretaria de Agricultura, Marília Marreco Cerqueira; do presidente do Ibram, Edson Duarte; e do embaixador da Espanha, Fernando Garcia Casas.

Redetrilhas

O projeto Caminhos do Planalto Central faz parte da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (Redetrilhas), cuja regulamentação está a cargo da Secretaria de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente.

Criada por meio de uma portaria interministerial, assinada pelos ministérios do Turismo e Meio Ambiente e pelo ICMBio, em outubro do ano passado, a RedeTrilhas é composta por percursos que ligam diferentes biomas de Norte a Sul do País. São identificadas com um símbolo de uma “pegada” amarela no chão e podem ser percorridas a pé, de bicicleta ou utilizando outros modos de viagem não motorizados. A pegada contém a imagem da Torre de TV Digital.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado