Menu
Brasília

GDF quer receber Fórmula 1 no Autódromo Nelson Piquet

Terracap iniciou estudos para conceder novamente o espaço à gestão privada

Willian Matos

28/02/2020 11h18

Foto: Acacio Pinheiro/Agência Brasilia

A Agência de Desenvolvimento (Terracap) iniciou os estudos no Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet. O espaço deve ser concedido novamente à iniciativa privada. O objetivo do Governo do Distrito Federal (GDF) é receber uma etapa da Fórmula 1.

Os estudos serão custeados pela própria Terracap, que fará a contratação de projetistas e engenheiros especializados. Depois, será homologado um plano junto à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para o andamento da parceria público-privada. 

“Esse projeto envolve várias categorias do automobilismo e, dentro delas, uma possibilidade de ter a Fórmula 1. É um sonho, mas um sonho possível. Por isso vamos refazer o projeto”, explica o presidente da Terracap, Izidio Santos. 

O Autódromo Nelson Piquet já estava sob uma gestão privada. No entanto, o consórcio responsável não cumpriu qualificações necessárias. “Vamos refazer a licitação porque a anterior não teve os critérios técnicos atendidos. Agora, faremos um novo projeto que atenda as exigências que permitam ao autódromo receber qualquer categoria”, afirma o governador Ibaneis Rocha.

“Iremos reconstruir o automobilismo no Distrito Federal.”

Apoio dos grandes

O retorno de Brasília às grandes provas de corrida conta com o apoio de grandes pilotos do automobilismo nacional. “Já corri em Brasília antes de ir para a europa, na Fórmula Chevrolet. Seria sensacional refazer o autódromo de uma maneira bacana e profissional”, afirma Felipe Massa, vice-campeão da Fórmula 1.

Outro ex-piloto da Fórmula 1 está animado com o retorno do autódromo brasiliense. “Essa pista tem uma coisa muito forte com o automobilismo brasileiro. Não mudem o traçado porque é o melhor que a gente tem no Brasil”, declara Rubens Barrichello.  

25/09/2016- Londrina- PR, Brasil- Stock Car: A segunda prova em Londrina foi quente, com muitas disputas e trocas de posições. Com uma boa estratégia de box, Rubens Barrichello (Full Time Sports) triunfou mais uma vez no ano, subindo no lugar mais alto do pódio. Na segunda colocação, ficou o piloto do carro #51, Átila Abreu (Shell Racing). A surpresa entre os top 3 ficou com o gaúcho Vitor Genz (Eisenbahn Racing

Foto: Duda Bairros/Vicar


Ainda não há valores fechados e prazos para a entrega do autódromo. A expectativa é que o local esteja apto a receber provas em 2021.

O Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet tem 726.822 metros quadrados e fica no Setor de Recreação Pública Norte, próximo aos setores comercial e hoteleiro, na região central de Brasília. A estrutura foi inaugurada em 1974 e possui uma pista de 5.475,58 metros. Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado