Menu
Brasília

GDF organiza grupo de apoio a mulheres no climatério e na menopausa

Servidoras do GDF poderão aderir à iniciativa. Especialista fala sobre a importância de se abordar o tema

Willian Matos

30/08/2019 10h49

Willian Matos
[email protected]

Nas próximas segundas-feiras, duas psicólogas estarão disponíveis para qualificar e empoderar as servidoras do Governo do Distrito Federal (GDF), para que elas possam enfrentar as mudanças de períodos importantes pelos quais o corpo humano é submetido. Trata-se do Clime, o grupo de apoio a mulheres no climatério e na menopausa.

A iniciativa é da Gerência de Saúde Mental e Preventiva e faz parte do Programa de Gestão de Riscos Psicossociais Relacionados ao Trabalho. O objetivo é resgatar o autovalor e a autoestima das mulheres. Os atendimentos acontecem por seis semanas, em data a ser confirmada.

Climatério e menopausa

O climatério e a menopausa causam diversas variações hormonais em mulheres, que resultam em quadros de instabilidade emocional (labilidade), angústia, irritabilidade e até depressão. A subsecretária de Gestão de Pessoas, Silene Almeida, ressalta a importância de se discutir o tema. “Infelizmente, por desconhecimento, as mulheres são vítimas de chacotas como se fosse algo produzido e não sentido realmente. A iniciativa de criar um grupo de apoio às servidoras climatéricas ou na menopausa é muito importante para desmistificar o assunto, trazer esclarecimentos e assegurar as ações de cuidado psicológico e assistencial necessárias”, destaca.

Segundo especialistas, de cada quatro mulheres, pelo menos três experimentam sintomas desagradáveis no climatério. Presentes em até 75% das mulheres, as ondas de calor, resultantes de sinais vasomotores, são as queixas mais típicas.

As ondas causam crises de calor sufocante no tórax, pescoço e face. Muitas vezes, as ondas são acompanhadas de rubor no rosto (a temperatura da pele chega a subir cinco graus), sudorese (que pode ser profusa), palpitações e ansiedade. As crises, geralmente, duram de um a cinco minutos e podem repetir-se diversas vezes por dia. O climatério se manifesta em torno dos 45 anos (no Brasil, aos 55 anos de idade, em média) e se estende até a senescência (após os 65 anos de idade).

As mulheres interessadas em participar do Clime devem ligar na SubSaúde, no número 3349-3972, para se inscrever e obter mais informações. Com agências

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado