Menu
Brasília

GDF inaugura espaço de lazer na orla do Lago Paranoá

Arquivo Geral

05/10/2018 19h06

É inaugurada a Praia Norte, um projeto de lazer para a população. Lago Norte. 05-10-2018. Foto: Rayra Paiva Franco/Jornal de Brasília

Lucianna Rodrigues
[email protected]

Localizada na MI 5 do Lago Norte, na orla do Lago Paranoá, surge um novo local para moradores desfrutarem das águas brasilienses.  Habitado há mais de 15 anos sem nenhuma estrutura, hoje o espaço tomou forma. Agora quem o visita pode contar com banheiros, comércio alimentício, espaço para corrida e quadras.

A promessa é que até o fim do ano o espaço esteja totalmente finalizado, com passarelas suspensas, parques infantis, academia de idosos e estacionamento.

O chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, disse que a iniciativa trata da valorização do Lago Paranoá em Brasília. “Esse é um projeto grandioso, que vai mudar a face da nossa cidade e vai virar a cidade para o Lago Paranoá. Ou seja, deixará de estar de costas para o Lago e todos vão poder usufruir disso aqui. Resgatar a ideia de Juscelino (Kubitschek) que criava espaços democráticos na nossa cidade”, destacou ele. Até o momento, segundo Sampaio, já foram investidos R$ 3 milhões no espaço, e que até o fim das obras a previsão é de que o custo total seja de R$ 10 milhões.

Sérgio Sampaio durante inauguração da Praia Norte. Foto: Rayra Paiva Franco/Jornal de Brasília

Além disso, o secretário afirmou que o local contará com a presença de policiais, Forças Armadas e dos bombeiros. A segurança dos visitantes estará garantida todos os dias. O espaço é aberto de segunda a segunda, 24 horas. Ainda, o governo promete aumentar a quantidade de ônibus na região para permitir que mais pessoas tenham acesso ao novo espaço.

Presente aos visitantes

Quem antes visitava o local contava com barraquinhas na beira do lago que vendiam água, suco, refrigerante e comida. Elas tomavam conta do espaço, mas com a construção  evoluíram para quiosques regularizados através de um cadastro com a administração.

Essa obra atingiu muitas pessoas e famílias que dependem do espaço para viver. Entre elas a comerciante Aldemir Maria de Jesus, 54, umas das pioneiras no local. “Estamos aqui há 17 anos e foi uma batalha desde o começo. Chegamos aqui quando houve uma campanha política e viemos vender nossas coisas, em 2002. De lá até hoje, não saí. Com muita luta, a administração vinha e expulsava a gente daqui. Depois de um tempo, a gente voltava porque a gente queria que acontecesse isso que aconteceu agora. É a realização de um sonho”, conta ela, que pretende aumentar ainda mais as vendas com o novo espaço.

Aldemir Maria de Jesus em frente ao seu quiosque na Praia Norte (Foto: Rayra Paiva Franco/Jornal de Brasília)

Além da parte comercial, a área também beneficia àqueles que a frequentam como lazer. Como é o caso do autônomo Antônio Souza Portela, 25, que visita o espaço desde que chegou a Brasília, em 2010. “Antes, era só o barro e o lago, tinha o pessoal vendendo coisas, umas árvores que o pessoal ficava de baixo e, mesmo antes de saber desse projeto, eu já achava bom. Agora, então, achei que ficou muito bom, organizado, urbanizado e vamos ver como vai ser daqui para frente. Antes, o espaço habitável era pequeno, poucas dessas partes podiam ser ocupadas, devido à preservação ambiental, morros e buracos. Agora, a parte habitável ficou bem maior, tem bancos, quiosques, tudo mais organizado”.

Antônio Souza Portela foi prestigiar a inauguração do espaço que frequenta (Foto: Rayra Paiva Franco/Jornal de Brasília)

A família do garçom Iran de Santana, 28, aproveitou a inauguração para se refrescar e desfrutar do local. Ele, que há mais de seis meses não frequentava o local, se assustou com a mudança. “Eu já frequentava aqui, porque é um local que eu conheço, seguro e mais perto para mim. Fiquei surpreso quando cheguei e vi a mudança. O que era bom vai ficar ainda melhor, pretendo continuar vindo com toda a família”.

Iran com a família se divertindo no Lago Paranoá (Foto: Rayra Paiva Franco/Jornal de Brasília)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado