Menu
Brasília

GDF firma parceria com embaixada para ensino bilíngue

Visando favorecer o intercâmbio aos estudantes do DF, escolas passarão a ofertar ensino do idioma e da cultura espanhola

Willian Matos

13/08/2019 12h14

ibaneis

Willian Matos
[email protected]

Nesta terça-feira (13), a Secretaria de Educação do Distrito Federal firmou parceria com a Embaixada da Espanha para o projeto Escola Intercultural Bilíngue (EIB), que será disponibilizado na rede pública de ensino. A iniciativa faz parte da bandeira Excelência para Todos, dentro do programa Educa DF, plano estratégico da pasta.

A parceria selecionará escolas para que elas passem a ofertar, de forma gradativa, o ensino do idioma e da cultura da Espanha, em aulas e atividades extracurriculares ministradas em espanhol.

O objetivo é favorecer o intercâmbio cultural entre estudantes brasileiros e estrangeiros, seja de forma presencial ou virtual, bem como o fortalecimento do ensino médio no Distrito Federal. Haverá também formação específica para a equipe docente e funcionários da futura EIB. “Está na hora de fazermos um pouco mais. Cuidar do lado social e do lado econômico, fazendo essa integração com os organismos internacionais. Vejo com muita simpatia esse projeto. Espero que a gente possa ampliá-lo ainda mais”, disse o governador Ibaneis Rocha durante a assinatura do Memorando.

Na cerimônia, realizada no Palácio do Buriti, também foi assinado o Memorando de Entendimento que cria e dispõe sobre o funcionamento dessa ação, inicialmente prevista para o Centro de Ensino Médio 03, de Taguatinga, e o Caseb, no Plano Piloto.

Horizontes

Para o secretário de Educação, Rafael Parente, o acordo amplia horizontes. “É com muita felicidade que participamos dessa assinatura. No mundo atual, globalizado, é muito importante que todos os jovens falem pelo menos dois idiomas. Conhecer a fundo outra cultura muda a concepção de vida”, destaca Parente.

A Secretaria está em tratativas com as embaixadas da Alemanha, do Cazaquistão, da China e do Japão. Um compromisso com a Embaxiada da França foi firmado para os alunos do Centro Educacional do Lago Norte (Cedlan). O memorando de entendimento para a implantação do Cedlan, a primeira escola intercultural bilíngue rede pública da capital, ocorreu em maio.

Na primeira fase do programa, as instituições de ensino em potencial serão identificadas a partir do perfil de ensino médio e com modalidade integral. A seleção, porém, passa pelo crivo da direção e comunidade escolar. Todo o projeto é patrocinado pelas embaixadas. Não há custos extras para o GDF.

Participaram da cerimônia, além do governador Ibaneis Rocha e do secretário de Educação, Rafael Parente, o embaixador e secretário de Relações Internacionais, Pedro Luiz Rodrigues, e o embaixador da Espanha, Fernando Garcia.

Em sua fala, Garcia elogiou a capital e a parceria. “O Distrito Federal é um lugar para morar, se apaixonar e viver a cultura. Duas escolas vão nos prestigiar com o programa e será uma honra participar dele. Para o secretário Pedro Luiz Rodrigues, o acordo é o “segundo passo de uma proposta, uma bandeira do governador, de levar para frente essa conexão entre idiomas e países”.

Educa DF

Além da criação de centros escolares bilíngues em parceria com embaixadas, a macropoli?tica em questa?o preve? a construc?a?o de 40 escolas e 100 creches nos pro?ximos quatro anos. Certificac?o?es em medalhas de honra ao me?rito educacional tambe?m esta?o entre as prioridades.

O Educa DF reu?ne cinco bandeiras que va?o melhorar e modernizar o ensino pu?blico da capital. Elas foram batizadas de Sempre aprender, Escolas que queremos, Educac?a?o para a paz, Excele?ncia para todos e Inov@. Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado