Menu
Brasília

GDF decide escorar viaduto tombado por falta de manutenção

Arquivo Geral

07/02/2018 12h24

João Stangherling

Francisco Dutra
[email protected]

O governo Rollemberg (PSB) irá fazer o escoramento do viaduto do centro de Brasília parcialmente derrubado por falta de manutenção. Esta foi a primeira decisão da comissão especial de crise, criada Palácio do Buriti, após o desabamento de ontem.

O escoramento não descarta a possibilidade de uma futura demolição da estrutura, conforme sugeriu o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea/DF). “Já se chegou a um consenso de que é preciso um escoramento. E vamos estudar para saber qual é a técnica necessária. E a partir desse escoramento é que vamos estudar se possível fazer uma recuperação ou se é preciso demolir tudo”, afirma o secretário da Casa Civil Sérgio Sampaio.

O GDF definiu duas linhas de ação. A secretaria de Planejamento fará a análise dos viadutos e pontes do DF que precisam de manutenção e que ainda não sofreram acidentes. A Casa Civil agirá especificamente no caso do viaduto do Plano Piloto que caiu.

Hoje já saiu no Diário Oficial do DF a criação da comissão de crise. Os trabalhos serão coordenados pela Casa Civil, com participação do DER, Defesa Civil, Crea, UnB, Clube de Engenharia, Secretaria de Infraestrutura e Novacap.

Questionado se haveria o risco ou possibilidade do governo não ter dinheiro para fazer as obras de recuperação e manutenção preventiva de viadutos, Sampaio cravou: “Isso é prioridade e o dinheiro aparecerá de onde quer que seja. De onde quer que tenhamos que tirar esse esse dinheiro nós tiraremos, para fazer essas obras emergenciais”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado