Menu
Brasília

GDF dará assistência gratuita para mulheres empreendedoras

Para evitar judicialização, Núcleo de Resolução de Conflitos mediará questões nas áreas trabalhista, tributária, administrativa e civil, entre outras

Redação Jornal de Brasília

30/07/2020 16h51

Para negociar problemas tranalhistas ou nas áreas tributária, administrativa e civil, entre outras, as mulheres donas de empresas no Distrito Federal terão suporte gratuito por meio do Núcleo de Resolução de Conflitos para Mulheres Empreendedoras.

Os atendimentos, que começarão em agosto, fazem parte de parceria entre a Secretaria de Empreendedorismo e a Rede Internacional de Excelência Jurídica do DF.

A secretária de Empreendedorismo, Fabiana Di Lúcia, destaca que o principal objetivo do núcleo é socorrer as mulheres nesse período de pandemia de Covid-19 e evitar ações judiciais – desafogando, assim, o Poder Judiciário. “Dessa forma, elas deixam de ter gastos financeiros para investir na própria empresa”, ressalta. “A grande parte delas é chefe de família. Por isso, é importante que haja ações para igualar as oportunidades de emprego.”

“A grande parte delas é chefe de família. Por isso, é importante que haja ações para igualar as oportunidades de emprego”, disse Fabiana. 

Luciana Santos, 46 anos, é dona de uma loja de colchão ortopédico há 20 anos. Devido à pandemia, as entregas dos produtos atrasaram e clientes começaram a reclamar, até com ameaças de acionar a Justiça. “Alguns não entendem que é um problema geral. Mas, graças à mediação, que eu nem sabia que existia, consegui resolver esses problemas. As entregas foram feitas e os clientes estão satisfeitos”, relata a empresária.

Atendimento

Inicialmente, os atendimentos serão feitos virtualmente a partir de 3 de agosto, das 8h30 às 12h30, por dez mediadores e dois supervisores. Para fazer o agendamento basta procurar a Unidade de Apoio à Mulher Empreendedora, em Taguatinga, de segunda a sexta-feira, em dois turnos: das 9h às 12h e das 14h às 18h. Também é possível marcar pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (61) 2141-5554 e (61) 2141-5558.

Presidente da Rede Internacional de Excelência Jurídica do DF, Fabíola Riex reforça que os voluntários são capacitados com um curso de mais de 50 horas antes da fase prática. “Além de evitar a judicialização, nosso objetivo também é ajudar essas pessoas psicologicamente. Geralmente elas chegam com medo e saem daqui tranquilas”, diz.

Outros programas

Lançado em junho pela Secretaria da Mulher, o programa Oportunidade Mulher tem como foco incentivar a autonomia econômica delas. Em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF), o Instituto Avon e a Rede Mulher Empreendedora, são oferecidos cursos e oficinas online gratuitas.

Segundo a secretária responsável pela pasta, Ericka Filippelli, todas as iniciativas voltadas para as mulheres vão ao encontro das determinações do governador Ibaneis Rocha: “Ampliar o acesso delas no mercado de trabalho e, consequentemente, fomentar a economia”, lembra. “Todos esses esforços se somatizam para criar as oportunidades nesses tempos de pandemia”, pontua Ericka.

O programa conta com uma equipe exclusiva para orientar, também por telefone e Whatsapp – (61) 99315-7717 – como participar dos cursos, oficinas e “lives”. As interessadas deverão fazer a inscrição pelo link para receber o calendário das aulas com conteúdos diversificados. Entre os temas abordados estão: mídias sociais; microcrédito; vendas; finanças, estratégias de comunicação e muitos outros.

Com informações da Agência Brasília 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado