Menu
Brasília

GDF apresenta proposta e espera fim da greve do Metrô-DF

Investida do governo e da companhia prevê aumento nos auxílios refeição/alimentação e no plano de saúde

Willian Matos

14/07/2019 8h00

Metro DF Estação galeria. 10-01-2019. “Em situações como essa, os funcionários da empresa estão autorizados a recolher e solicitar o bloqueio do cartão. No entanto, o proprietário do cartão saiu correndo da estação tão logo o agente do local o abordou. Mas outro estudante seguiu para a plataforma de embarque. Depois de breve diálogo e diante da recusa do jovem de se retirar da estação ou pagar sua passagem, os seguranças empregaram o uso moderado da força para retirá-lo do local, previsão que consta no Regulamento de Transporte, Tráfego e Segurança do Metropolitano do Distrito Federal para casos como esse”

Willian Matos
[email protected]

Brasília vive a maior greve do Metrô-DF da história da capital. São, neste domingo, 74 dias de paralisação — o recorde anterior era de 72. Para dar fim à situação prejudicial aos passageiros, o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) elaboraram nova proposta aos metroviários.

O GDF oferece, agora, aumento de 6% no valor do auxílio alimentação/refeição e no ressarcimento do plano de saúde. A proposta anterior oferecia 4,67% para os dois itens.

A proposta prevê, também, incorporação da carga horária de seis horas ao contrato de trabalho dos pilotos dos trens.

Dias descontados

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) entendeu que os grevistas deveriam ter os dias ausentes no trabalho descontados. No entanto, o GDF e o Metrô-DF propõe abono de 20% e 80% como compensação diária destes dias de inatividade.

O novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) poderá ser prorrogado por dois anos. Agora, GDF e Metrô-DF esperam sinalização positiva dos metroviários.

Transtornos

Com tantas idas e vindas, quem fica mais ansioso pelo fim da greve é o usuário. Desde o dia 02 de maio, quem pega metrô tem sentido a diminuição de trens, desorganização em estações pela falta de funcionários, vagões lotados, entre outros problemas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado