Menu
Brasília

Garis do DF ganham curso de alfabetização

Redação Jornal de Brasília

17/04/2019 9h31

Uma das empresas responsável pela limpeza urbana no Distrito Federal firmou parceria pelo quinto ano com a Universidade Católica de Brasília e está oferecendo curso de alfabetização aos garis. O projeto “Alfabetização Cidadã” teve início no mês de abril e está organizado em três turmas com 50 alunos. Os colaboradores da Sustentare Saneamento assistirão às aulas durante nove meses, concluindo com o certificado de alfabetização. A iniciativa surgiu após um levantamento do RH da empresa que apontou alto índice de analfabetismo entre os funcionários.

De acordo com a pesquisa dos 2.700 garis em função cerca de 60% não sabem ler nem escrever ou estão enquadrados no analfabetismo funcional, sem terem concluído o ensino primário. Desde a criação do projeto em 2013, 167 garis já foram alfabetizados, tendo novas oportunidades e facilitando suas vidas. O time de professores é composto por voluntários, inclusive funcionários da própria empresa que fizeram curso de capacitação de educador e estão ajudando os garis.

O SLU – Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal – faz sua parte cedendo os espaços físicos e autorizando que os alunos dediquem parte do horário de trabalho para os estudos, contribuindo para reduzir a evasão escolar. Ao final do curso os alunos terão formatura e serão incentivados a continuar os estudos na rede pública de ensino.

Formatura de uma das turmas do curso de alfabetização

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado