fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Cidades

Funcionários dos restaurantes comunitários passam por curso de capacitação

Curso para servidores que atuam na segurança alimentar e nutricional vai padronizar procedimentos para agilizar serviço

Avatar

Publicado

em

PUBLICIDADE

A partir desta segunda-feira (16), os servidores da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) passam por uma capacitação para qualificar o atendimento oferecido à população vulnerável do Distrito Federal. O curso on-line “Gestão de fiscalização de contratos no âmbito dos restaurantes comunitários” é voltado para os servidores que atuam na gestão da política e na ponta, diretamente no atendimento à população nos 14 restaurantes comunitários da cidade.

A ideia é padronizar os procedimentos adotados na Sedes na área de segurança alimentar e nutricional para aperfeiçoar os processos internos da secretaria. “Com isso, além de atualizar os servidores em relação às normas técnicas e legislação, vamos otimizar o trabalho na execução dos processos, garantir transparência, qualificando o atendimento ao público da ponta, com procedimentos já definidos, o que também agiliza o serviço”, destaca a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Karla Lisboa.

Técnica administrativa, a servidora Rayane Lorrane foi nomeada em maio e trabalha há seis meses na Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional. Ela afirma que espera poder usar todo o conhecimento desse curso para facilitar o serviço no dia a dia. “Para nós, é importante ter um direcionamento. Eu estou gostando bastante das aulas, porque é sempre bom estar relembrando algumas coisas, reforçar os conhecimentos que eu já tenho e aprender mais. Com isso, posso melhorar meu trabalho na minha rotina e atender melhor o público”, conta.

Rayane trabalha na área administrativa do Programa Prato Cheio e na execução da parceria entre a Sedes e a Secretaria de Agricultura para a entrega das Cestas Verdes. Para ela, faltava, de fato, um curso personalizado para gestão de contratos. “Nós sempre fizemos muitos cursos na Escola de Governo do Distrito Federal voltado para a gestão de contratos, mas nunca muito específico para o nosso trabalho, que é gestão da segurança alimentar e nutricional”, relata.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qualificação

O curso de capacitação é uma parceria da Sedes com a Secretaria de Economia e a Escola de Governo (Egov). “É a primeira capacitação da Sedes em cinco anos. O grande diferencial é essa abordagem com o uso da tecnologia e o impacto que isso tem na melhoria dos nossos processos internos”, ressaltou o subsecretário de Gestão da Informação, Formação, Parcerias e Redes, Rodrigo Freitas.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, a qualificação profissional era uma demanda antiga dos próprios servidores. “Nós montamos esses cursos específicos para as necessidades dos nossos servidores como forma de qualificar o atendimento na ponta e, assim, otimizar o serviço prestado ao cidadão”, destacou.

A subsecretária Karla Lisboa explica que foi feita uma mobilização com os servidores para que todos participassem da capacitação. “Esse curso é importante tanto para os novos servidores, quanto para os servidores antigos que já conhecem bem os processos, mas sempre nos pedem uma atualização, um foco, alguma abordagem específica que falta e que pode ser percebida na execução na prática. O objetivo é dar agilidade nos processos, padronizar informações e melhorar nosso trabalho de rotina”, reiterou.

Foram cerca de 60 inscritos para o curso on-line da Subsan, que vai até esta quinta-feira (19). As aulas podem ser acessadas no endereço eletrônico: formacao.sedes.df.gov.br, com login e senha SEI.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As aulas estão sendo transmitidas ao vivo, ministradas pelos próprios servidores da Sedes. Ao final do curso, os alunos que comparecerem em, pelo menos, 80% das aulas vão receber certificado da Escola de Governo (EGOV).

Plataforma

Até o fim do ano, além do curso on-line voltado para servidores da Subsan, também estão previstas as capacitações: Introdução sobre convênios e Plataforma Mais Brasil, nos dias 23, 25 e 27 de novembro. Por meio dessa plataforma on-line, a Sedes também vai oferecer um curso de imersão para os 156 novos servidores que estão sendo nomeados para cargos de nível médio e superior.

Trata-se de um ambiente virtual de aprendizagem criado para promover cursos à distância personalizados para servidores Sedes. “É uma ferramenta de educação permanente. A ideia é construir trilhas personalizadas de conhecimento para a instituição de acordo com as demandas que os servidores da ponta trazem, melhorando o dia a dia deles e o do cidadão”, pontua o subsecretário Rodrigo Freitas.

As infomações são da Agência Brasília

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Leia também


Publicidade
Publicidade
Publicidade