Menu
Brasília

Fraudes na Funap, a Polícia Civil e Ministério Público estão investigando

Os investigados são ex-servidores comissionados da Funap, que teriam agido na gestão Rollemberg

Redação Jornal de Brasília

02/08/2019 5h00

Imagens internas do presídio

Da Redação
[email protected]

Nesta sexta-feira (2) a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deflagrou a Operação Pecúlio. O objetivo da operação é investigar suposta fraude cometida de ex-servidores comissionados da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap). Uma pessoa já foi presa em flagrante e também houve apreensão de uma arma de fogo.

A operação está sendo conduzida pela Divisão de Repressão à Corrupção e aos Crimes Contra a Administração Pública (Dicap/Cecor). Os promotores de Justiça do Nupri/MPDFT auxiliaram nas investigações, na interlocução com a Funap e na análise de informações obtidas por meio de relatório de auditoria do TCDF.

Oito mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em residências de servidores lotados no setor financeiro da Funap durante a gestão 2017-2018, de Rodrigo Rollemberg (PSB).

A partir de informações trazidas pela atual administração, percebeu-se total descontrole na execução dos pagamentos das bolsas ressocialização dos presos vinculados à Entidade, que exercem suas atividades laborais intra ou extramuros. Apuram-se fraudes na concessão e no repasse da parcela destinada a constituir uma poupança para o preso durante a execução penal, denominada pela lei de regência como “pecúlio”. 

A operação tem apoio do Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri). De acordo com os investigadores, as buscas são para recolher elementos probatórios que deverão subsidiar as investigações em andamento. 

A atual administração da Funap contribuiu com as investigações e apontou sério descontrole na execução dos pagamentos das bolsas de ressocialização dos presos vinculados à entidade, que exercem suas atividades laborais intra ou extramuros.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado