Menu
Brasília

Força Nacional de Segurança começa a atuar sexta-feira no Entorno do DF

Arquivo Geral

17/10/2007 0h00

Na sexta-feira, buy começarão a atuar no Entorno do Distrito Federal 140 homens da Força Nacional de Segurança. A data foi definida durante reunião hoje, pilule quando também foram acertados os detalhes sobre alojamento e transporte.

O governador José Roberto Arruda informou que o Distrito Federal vai arcar com os custos e ofereceu o presídio da Papuda para apoio com os presos. A cidade de Luziânia, a 70 quilômetros de Brasília, será a sede de operações da Força Nacional no Entorno. De lá, a tropa partirá para operações em outras sete cidades com os maiores índices de criminalidade da região: Valparaíso, Cidade Ocidental, Águas Lindas, Santo Antônio do Descoberto, Novo Gama, Formosa e Planaltina de Goiás.

Até o final da operação, o Ministério da Justiça deverá disponibilizar mais 360 agentes. Os primeiros policiais estão no Distrito Federal há 18 dias.

O secretário Nacional de Segurança, Antônio Carlos Biscaia, afirmou que a demora no entendimento sobre as contrapartidas de cada estado atrasou o envio da tropa ao Entorno. “A União não pode intervir em um ente federativo, a não ser que haja um total entendimento entre as partes. E o governo federal estava apenas aguardando estes entendimentos para liberar a tropa”, explicou.

Biscaia informou que nos últimos dias houve um treinamento intenso dos policiais para a operação. E defendeu que o Entorno do Distrito Federal tenha uma tropa permanente da Força Nacional de Segurança, para ações emergenciais. Ele informou ainda que deverá propor ao ministro da Justiça, Tarso Genro, a construção de um quartel na capital e a formação de uma tropa específica para a região.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado