Menu
Brasília

Flávio Canto e Tiago Camilo são os primeiros confirmados na seleção brasileira de judô

Arquivo Geral

05/05/2007 0h00

A comissão técnica da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) antecipou o que estava previsto e confirmou neste sábado os nomes de Flávio Canto e Tiago Camilo na seleção para os Jogos Pan-americanos do Rio, em julho. O anúncio oficial da equipe era prometido para a próxima sexta-feira.


A novidade da confirmação é a escolha de Camilo para a vaga no peso médio. Medalhista olímpico no meio-médio, ele disputava com Canto a classificação nesta categoria mas foi escolhido pela comissão técnica para disputar o Pan uma categoria acima no lugar de Carlos Honorato. Apesar de fora dos Jogos no Rio, Honorato permanece na seleção e já tem assegurada a titularidade na categoria médio para o Campeonato Mundial da modalidade, em setembro, também no Rio.


A decisão foi tomada nesta manhã, após reunião entre o coordenador técnico da CBJ, Ney Wilson, o técnico Luiz Shinohara e os atletas Flávio Canto, Tiago Camilo e Carlos Honorato. Neste domingo e segunda-feira, os demais atletas da seleção brasileira lutam a Copa do Mundo do Brasil, que será a última avaliação antes da convocação final dos titulares para o Pan 2007.


“Tínhamos um ótimo problema: três medalhistas olímpicos para duas vagas”, disse Ney Wilson, explicando as razões da escolha. “Em janeiro, com a inesperada contusão de Hugo Pessanha, que ficará seis meses em recuperação, abriu-se uma vaga no médio. Tiago Camilo é o campeão brasileiro desta categoria (2006) e fez boas lutas no Mundial por Equipes e no Desafio Brasil x Rússia. Levando em conta o desempenho do Honorato nas etapas européias da Copa do Mundo, aquém da sua capacidade, subir Tiago de peso passou a ser uma possibilidade considerada pelos técnicos”.


O técnico Luiz Shinohara acrescenta que a prioridade nacional é formar a melhor equipe para o Pan. “Queremos formar a equipe mais forte possível para o Pan. E, neste momento, vemos o Flávio no 81kg e o Tiago no 90kg como a melhor escalação”.


Apesar de preterido no primeiro grande evento da temporada, Shinohara afirma que Honorato não é descartado no grupo. “Isso de forma alguma exclui o Honorato do processo, tampouco o Hugo Pessanha. Honorato está em ascensão física e técnica e terá todo o tempo para se preocupar apenas com a preparação para o Mundial, quando precisaremos muito dele. Já o Hugo ainda está na briga pela vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Foi uma decisão boa para todos”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado