Menu
Brasília

Fisioterapeuta faz exercícios com cadeira e toalha para aliviar dores na coluna de pacientes

15 pacientes, todos idosos, se beneficiam das técnicas de Ana Márcia Villaça, fisioterapeuta da UBS 2, em Sobradinho II

Willian Matos

04/12/2019 13h23

Da redação
[email protected]

A fisioterapeuta Ana Márcia Villaça tem auxiliado pacientes com dores crônicas na coluna. Através do projeto Viva bem com sua coluna, ela utiliza uma cadeira e uma toalha para atender 15 pessoas na Unidade Básica de Saúde (UBS) 2 em Sobradinho II.

O projeto foi criado em 2017, quando a equipe de fisioterapia e ortopedia percebeu que 60% dos pacientes se queixavam de dores na coluna. “Desses, 80% eram em razão de alteração biomecânica de coluna. Somente 20% eram devido a alguma neoplasia ou fraturas”, afirma Ana Márcia. A maioria dos pacientes são mulheres acima dos 40 anos de idade.

Além dos exercícios durante os encontros, que acontecem nas tardes de quintas-feiras, são repassados movimentos e posturas que devem ser seguidos em casa. “Trago apresentações para eles, mostrando o que é uma boa e uma má postura, como a coluna se comporta com o movimento e noções de ergonomia para atividades cotidianas, de modo que não sobrecarreguem a coluna”, conta a fisioterapeuta.

Pacientes

Com artrose e fibromialgia, a aposentada Alcedina Marques Gomes, 71 anos, já estava cansada de tanto tomar remédio e não ver melhorar uma dor que começava nas costas e descia até a pena. Há cerca de seis meses, começou a participar do projeto e já sente a diferença.

“Eu estava quase sem andar. Passei 2018 fazendo fisioterapia e tomando remédio. Mas somente os exercícios daqui apresentaram uma melhora significativa. Já consigo manter as atividades do dia a dia”, conta ela.

Seu Osmar José da Silva, 56 anos, já perdeu 7kg desde que começou a frequentar o projeto, em julho.

“Sentia dor lombar e no ciático. Ela diminuiu. Comecei a fazer caminhada e perdi peso. Agora, já consigo até amarrar o cadarço, coisa que não fazia antes”, conta o único homem do grupo.

Com assessoria

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado