Menu
Brasília

Finados no DF terá esquema especial de trânsito e acesso alterado em cemitérios

Arquivo Geral

31/10/2018 20h11

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Da Redação
[email protected]

Na próxima sexta-feria (2), Dia de Finados, os portões dos seis cemitérios do Distrito Federal terão horário de funcionamento especial. Eles abrirão às 7h, uma hora mais cedo como o de costume e fecharão os portões uma hora mais tarde, às 19 horas. O atendimento ao público também será estendido, das 7h30 às 18 horas.

Além do horário especial, o trânsito nas imediações dos cemitérios sofrerá alteração. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) fará o policiamento de trânsito nos Cemitérios Campo da Esperança de Brasília e no Cemitério de Planaltina.

Acesso

O acesso de veículos aos cemitérios de Planaltina e de Brazlândia será proibido. Apenas pedestres poderão circular no local. Já nas demais unidades, o acesso de veículos ficará restrito aos portadores da autorização de vaga especial ou de pessoa com deficiência emitida pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF) – essa autorização é a mesma utilizada em estacionamentos públicos e privados durante o ano.

Nos cemitérios da Asa Sul, Taguatinga, Gama e Sobradinho haverá transporte coletivo gratuito para circulação interna. A entrada dos pedestres ocorrerá pelos portões principais de cada unidade. Apenas no Campo da Esperança Asa Sul, haverá dois acessos: o principal, ao lado do templo da Legião da Boa Vontade (LBV) e o do Parque da Cidade, em frente ao Estacionamento 6. Os dois acessos pelo Setor Policial Sul estarão fechados.

Trânsito

O trânsito terá modificações para garantir a segurança e a fluidez de quem for aos locais. De acordo com a PMDF, a Operação Finados terá início às 7h da sexta (2). Na Estrada Parque Policial Militar (EPPM) os retornos na altura do setor hospitalar estarão todos fechados. Para acessar o cemitério pela EPPM o motorista terá que retornar no viaduto da W3 Sul e entrar na via que passa por dentro do Setor Hospitalar Sul (SHS) em frente ao Hospital Santa Lúcia.O acesso à via W5 Sul pela EPPM estará bloqueado.

Divulgação/PMDF

O balão em frente ao Cemitério ficará parcialmente fechado. A via W5 Sul estará com trânsito em sentido único do balão da entrada do Cemitério até o acesso à EPPM. A via W5 Sul funcionará nos dois sentidos entre o balão do cemitério e o balão próximo ao Edifício Talento na 714 Sul.

Divulgação/PMDF

O estacionamento da LBV será liberado apenas para idosos, gestantes e pessoas com deficiência para os veículos que tiverem a credencial do Detran-DF. A recomendação da Polícia Militar é que as pessoas que forem ao cemitério na sexta, sábado e domingo, utilizem preferencialmente o estacionamento número 6 do Parque da Cidade.

Haverá reforço das forças de segurança do DF nos cemitérios. De acordo com a administração, os velórios e sepultamentos do dia ocorrerão normalmente e não será permitida a presença de vendedores ambulantes no interior dos cemitérios.

Missas 

Os cemitérios receberão as celebrações em horários previamente definidos pela Arquidiocese de Brasília.

Na Asa Sul: às 8 horas, às 9h30, às 11 horas, às 12h30, às 14 horas, às 15h30 e às 17 horas.

Brazlândia: às 9 horas e às 16 horas.

Gama: às 8 horas, às 9h30, às 11 horas, às 12h30, às 14 horas, às 15h30 e às 17 horas.

Planaltina: às 8 horas, às 9h30, às 11 horas, às 12h30, às 14 horas, às 15h30 e às 17 horas.

Sobradinho: às 8 horas, às 9h30, às 11 horas, às 12h30, às 15 horas e às 16h30.

Taguatinga: às 8 horas, às 9h30, às 11 horas, às 12h30, às 14 horas, às 15h30 e às 17 horas.


Serviço
Operação Especial de Finados
Endereços:

Campo da Esperança(Asa Sul) – 916 Sul
São Francisco de Assis (Taguatinga Norte) – SOFHN Área Especial
Cemitério do Gama– SOE Quadra 3 Área Especial Cemitério Setor Oeste
Cemitério de Sobradinho– AR 7 Área Especial Cemitério Sobradinho II
Santa Rita (Planaltina) – SNO Conjunto E Área Especial Cemitério
Cemitério de Brazlândia– SNO Quadra 6 Área Especial Cemitério

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado