Menu
Brasília

“Ficou em pânico”, diz delegada sobre menino agredido na Octogonal

Arquivo Geral

13/12/2018 14h58

Atualizada 17/12/2018 10h21

AOS 4, Octogonal. Foto: Ana Karolline Rodrigues.

Ana Karolline Rodrigues
[email protected]

Os pais que seguraram uma criança para que o filho deles a agredisse vão responder criminalmente pelo caso. A vítima, de 6 anos, jogava bola em uma quadra poliesportiva na AOS 4 da Octogonal quando foi agredida pelo casal de aproximadamente 30 anos. O caso aconteceu no último domingo (9), por volta das 17h, e foi denunciado nessa terça-feira (11) pela tia da vítima, na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA/DPE).

Antes do momento da agressão, três garotos brincavam na quadra quando um deles caiu sozinho, bateu o queixo no chão e foi levado por um adolescente até os pais. Poucos minutos depois, em vídeo registrado pela câmera de segurança do condomínio, é possível ver o pai do menino entrando na quadra e segurando outra criança para que o filho dê o um soco em seu rosto. Em seguida, a mãe do garoto empurra e ameça o menino agredido.

Veja o vídeo:

Imagens podem levar a prisão

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) está apurando o caso e ainda não sabe onde os adultos moram, uma vez que estavam apenas de visita no condomínio. Porém, eles já foram identificados. Após ter acesso ao vídeo, a polícia confirmou a ocorrência do crime. “As imagens são bem contundentes para indiciamento, não deixam dúvida da dinâmica dos fatos”, esclarece a delegada-chefe adjunta da Delegacia de Polícia Especializada (DPE), Patrícia Bozolan.

Os autores estão sob investigação e devem ser ouvidos pela polícia nos próximos dias. Inicialmente, responderão pelo crime de lesão corporal, cuja pena inicial prevista é de três meses a um ano, podendo ser aumentada em até um terço em razão de a vítima ser menor de 14 anos.

A delegada explica que, além deste crime, eles ainda podem responder por ameaça e por constrangimento causado ao próprio filho, que está previsto no Artigo 232 do Estatuto da Criança e do Adolescente: “Submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento”. Pela infração, podem pegar pena de seis meses a dois anos, caso condenados.

O caso

O menino agredido, que não mora em Brasília, passava férias na casa da tia sem os pais e, segundo a delegada, “ficou em pânico e muito assustado após a reação dos adultos”. Logo após a denúncia feita pela tia da vítima às 13h dessa terça, a criança foi encaminhada ao IML para exame de corpo e delito. Até a publicação desta reportagem, polícia ainda não havia recebido o laudo do instituto.

Segundo ela, o garoto que agrediu a mando dos pais ainda não foi identificado formalmente, mas sabe-se que tinha aproximadamente a mesma idade da vítima. “Recebemos relatos de que a criança, antes de obedecer os pais, fez uma cara de constrangimento, como se não quisesse fazer”, completou.

Patrícia explica que este caso foge da normalidade das ocorrências que recebe na delegacia pela questão da agressão física. “Geralmente, quando vemos casos parecidos, se tratam de agressões verbais, não físicas. Ainda que existisse a agressão por parte da criança [se tivesse machucado o menino o que caiu], não é dessa forma que a gente resolve esses conflitos”, reforçou a delegada.

A PCDF ainda ouvirá cinco testemunhas, como porteiro, sindico e outros que presenciaram o momento da agressão, inclusive crianças. De acordo com a delegada, a investigação está muito bem delineada e a polícia espera concluir as operações entre os próximos dez dias.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado