Menu
Brasília

Fecomércio: abertura de hospital de campanha é fundamental

A Fecomércio-DF começa a viver um dilema de desconfiança junto ao GDF, já que, segundo alguns integrantes GDF, a organização estaria fazendo “corpo mole”

Lucas Valença

21/05/2020 6h06

Prestes a acontecer a reunião entre o governador Ibaneis Rocha (MDB) e o presidente da Federação do Comércio (Fecomércio-DF), Francisco Maia, a construção do hospital de campanha com 400 leitos, prometido pela entidade e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-DF), na sexta passada, deve esquentar o clima do encontro que acontece hoje.

A Fecomércio-DF começa a viver um dilema de desconfiança junto ao GDF, já que, segundo alguns integrantes do executivo, a organização estaria fazendo “corpo mole” na entrega dos leitos acordados. Assim, enquanto o governador Ibaneis entrega as condições para a reabertura do comércio na cidade a Francisco Maia; o representante da Fecomércio-DF deve lidar com a cobrança de um hospital que já apresenta sinais de atraso. Uma das cobranças é para que a licitação já seja adiantada.

Para o Buriti, a construção da nova unidade de saúde, foi o critério “fundamental” para a decisão de afrouxamento do isolamento social. Contou um representante do alto escalão do governo que os novos leitos garantiriam uma “retaguarda que nenhum estado possui”, já que a meta de 800 Unidades Intensivas de Saúde (UTI) até julho estaria mais próxima.

Os recursos para a construção do hospital devem vir da Confederação Nacional do Comércio (CNC), mas o prazo de entrega de 30 dias do empreendimento já foi anunciado à imprensa no dia da assinatura do termo no salão nobre do palácio na semana passada. Assim, a previsão inicial é de que o local esteja em funcionamento no dia 15 de junho, só que a licitação para a contratação da empresa que fornecerá o novo equipamento ainda pode demorar.

Segundo Francisco Maia, as acusações de que a entidade estaria fazendo “corpo mole” são injustas e que todo o processo de construção do hospital de campanha cumprirá as normas legais e seguirá as regras de licitação do Sesc. “Foi dito ao governador (Ibaneis) que iremos fazer tudo dentro das regras de licitação do Sesc”, disse Maia

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado