Menu
Brasília

Famílias de baixa renda terão direito a benefício no DF

De acordo com o projeto, o benefício será pago para famílias cuja renda familiar mensal per capita seja até meio salário mínimo

Redação Jornal de Brasília

15/04/2020 17h33

Famílias de baixa renda do Distrito Federal que não estão inscritas em programas como o Bolsa Família terão direito, por até três meses, a um benefício mensal de R$ 408. O Projeto de Lei nº 1.126 de 2020, de autoria do Poder Executivo, que cria o programa Renda Mínima Temporária, foi aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) nesta quarta-feira (15).

O projeto foi anunciado ainda na semana passada pelo líder do Governo, deputado Claudio Abrantes (PDT). “Esse benefício é uma medida do governador Ibaneis Rocha que traduz cuidado para com o cidadão de Brasília que não dispõe de recursos para enfrentar o atual momento. Todos os segmentos têm sido lembrados na gestão dessa situação dificílima e que infelizmente acomete todo o mundo”, comentou Abrantes.

De acordo com o projeto, o benefício será pago para famílias cuja renda familiar mensal per capita seja até meio salário mínimo. A gestão do programa ficará a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Entre as atribuições da pasta estão os cadastros das famílias a terem direito ao recurso.

“Há a expectativa de que esse benefício chegue a cerca de 30 mil famílias do Distrito Federal que estão passando dificuldades por conta do momento, da pandemia do coronavírus”, disse Claudio Abrantes. O projeto foi a votação na última terça-feira a pedido do parlamentar, quando foi aprovado em primeiro turno.

O pagamento do benefício às famílias ficará prioritariamente a cargo do Banco de Brasília (BRB), por meio de um cartão pré-pago. O dispositivo será emitido em nome de um dos representantes da família, preferencialmente mulher. O valor também poderá ser depositado em contas especiais de depósito à vista.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado