Menu
Brasília

Faltas viram caso de polícia

Ao investigar fraude no ponto eletrônico, operação apreende documentos. Um laptop e arquivos de computadores também foram apreendidos

Lindauro Gomes

05/07/2019 6h28

Fotos: Lucas ValençaOperação MP e PCDF contra Robério Negreiros

Lucas valença
[email protected]

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) recebeu a visita ontem do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e da Polícia Civil do DF (PCDF), que cumpriam um mandado de busca e apreensão em ambientes relacionados ao deputado distrital Robério Negreiros (PSD). O gabinete da Mesa Diretora e a sala da Diretoria Legislativa também receberam visitas.

Quatro equipes dos órgãos atuaram de forma simultânea na CLDF e na empresa da família do político, Brasfort. Além do gabinete do parlamentar, a segunda secretaria, comandada por Negreiros, foi alvo da operação batizada de Absentia. O termo vem do latim e significa ‘ausência’.
Folhas de ponto

O distrital vive momentos inglórios por conta das acusações de ter fraudado o ponto de presença da CLDF. Recentemente, Negreiros, por meio da Segunda Secretaria, enfrentou os servidores da Casa Legislativa ao anunciar a implantação do ponto eletrônico. Depois do fato, que gerou manifestações nos corredores da Casa, o parlamentar se viu alvo de investigações por supostas fraudes.

Nesta operação, o MPDFT com o apoio de agentes da PCDF, examinou documentos relacionados ao parlamentar e levou cópias dos que consideraram relevantes. Além das folhas de ponto, os integrantes da operação também levaram documentos relacionados ao atestado médico que foi utilizado pelo deputado para respaldar a ausência dos dias anteriores ao recesso parlamentar. Um laptop e arquivos de computadores também foram apreendidos.

Segundo fontes que presenciaram o ato, o mandado apresentado trazia uma relação de documentos que poderiam ser aprendidos e que acabam se distanciando um pouco da posição inicial das investigações. O mesmo mandado também obrigava os agentes a esperar que algum responsável pela sala comparecesse ao local para abrir as portas, impedindo que a Polícia Legislativa (vinculada à Casa) abrisse o local.

Há o entendimento de que novos fatos podem vir a surgir na investigação, ultrapassando a questão da fraude no ponto eletrônico. Nos ambientes onde foram feitas as coletas de informações a conduta dos investigadores não foi criticada, mas também não foi elogiada. Vários servidores reclamavam do suposto tom ríspido na maneira como foram tratados.

Três perguntas para Robério Negreiros

1- Como o senhor viu a ação do MP e da PC na CLDF hoje?

Vi com bons olhos. É sinal de que temos uma democracia amadurecida regida pelo Estado Democrático de Direito.

2- O que o senhor tem a dizer sobre as acusações de que teria fraudado o sistema de pontos da Casa?

As acusações levianas fazem parte da vida de qualquer pessoa que esteja na vida pública e que tenha coragem de enfrentar interesses corporativos nada republicanos. É o esperneio denuncista de quem quer manter privilégios e que não entende que o Brasil mudou.

3- O senhor teme ser preso ou perder o mandato parlamentar?

Não temo, pois não devo. E, no final da história, ficarão claras as intenções levianas que estão por trás de tudo isso. Acredito no trabalho da polícia (Civil) e do Ministério Público. E sei que, no final das investigações, toda a
verdade virá  a tona.

Imagens exclusivas da operação

Em um momento de indecisão, representantes do MPDFT expuseram as famosas maletas recheadas de documentos à imprensa. Eles estavam plantadas no hall de acesso da CLDF, mas, logo em seguida, um telefonema foi atendido por um dos representantes. Do outro lado da linha estava a ordem para que descessem ao estacionamento, mais precisamente ao andar inferior dois.

Sete minutos depois, uma van entrou no local para recolher as cinco maletas.

O Jornal de Brasília conseguiu acesso ao local e conseguiu, com exclusividade, fotos da operação.

Procurados, o gabinete 19, representado pelo distrital Robério Negreiros, emitiu nota sobre a atuação dos órgãos de investigação.

“Entendemos as ações de hoje como naturais em um regime democrático e sobre o império das leis. Temos certeza que sairemos fortalecidos no final do processo, quando a verdade for restabelecida e os covardes denuncistas e mentirosos desmascarados”, afirmou a nota.

Por meio de nota, a CLDF informou que coopera com as investigações e que a Casa “forneceu todas as informações solicitadas”.
“(A Câmara) Aguarda a conclusão das apurações para adotar as medidas cabíveis no âmbito da Poder Legislativo”, garantiram.

Ao total, a operação contou com 9 carros, uma van e dezenas de agentes do MPDFT e da PCDF.

O caso de Robério chegou a ensejar um pedido de impeachment do deputado distrital, movido por instituições externas que atuam na fiscalização dos trabalhos da Câmara.

O pedido foi analisado em junho e arquivado pela Mesa Diretora. Caso passasse, o pedido iria primeiro à Comissão de Direitos Humanos, Ética e Decoro Parlamentar, antes de ser debatido e votado em plenário.

Enquanto tramitava o pedido, o deputado chegou a se ausentar por uns dias das atividades parlamentares.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado