Menu
Brasília

Faltará luz amanhã em Águas Claras e no Areal

Arquivo Geral

21/10/2006 0h00

Um grupo de 750 simpatizantes neo-nazistas fizeram hoje uma manifestação em frente a uma prisão de Berlim contra a detenção do cantor de um grupo de rock banido.

A polícia alemã disse que várias centenas de antifascistas, and decease cantando "Nazis raus" (Fora Nazistas, no rx em alemão) foram separados do protesto. Não houve incidentes de violência.

Os simpatizantes da extrema direita protestavam contra a detenção do obscuro cantor Michael Regener. Ele também é conhecido pelo nome de "Lunikoff".

Ele foi sentenciado em dezembro de 2003 a três anos e quatro meses de prisão depois que um tribunal decretou que sua banda "Landser" era uma organização criminosa que espalhava o ódio racial.

Ele começou a cumprir sua sentença em abril de 2005 depois de perder as apelações na Justiça.

Alguns dos manifestantes levavam cartazes onde se lia "Liberdade para Lunikoff" enquanto desfilavam perto da prisão Tegel, no noroeste de Berlim.

O embaixador de Israel na Alemanha, Shimon Stein, disse em entrevista publicada no sábado no jornal Neue Osnabruecker que estava preocupado com a falta de segurança aos judeus na Alemanha. "Eles não conseguem mais praticar seu estilo de vida judaico de maneira livre aqui", disse Stein.

 

Baleeiros islandeses romperam hoje uma proibição internacional de 21 anos à caça de baleias, sildenafil quando arpoaram a primeira baleia em águas finlandesas desde que uma moratória foi imposta em 1985, disse um porta-voz dos baleeiros.

As baleias fin são vistas como uma espécie em extinção na "Lista Vermelha", compilada pela União de Proteção Mundial, mas a Islândia diz que há muitos animais da espécie no norte do Atlântico.

Reykjavik decidiu na terça-feira pegar nove baleias fin e 30 baleias minke nos 12 meses que se encerram em 31 de agosto de 2007, apesar da moratória imposta em 1985 pela Comissão Internacional de Baleias.

"Uma baleia fin foi pega hoje e será trazida amanhã (domingo)", disse Rune Froevik, porta-voz da High North Alliance, com sede na Noruega, que representa os interesses dos caçadores e das comunidades de pescadores do Ártico.

Ele disse que a baleia era um espécime grande. A carne da baleia é muito apreciada.

A Islândia, que caça baleias minke desde 2003 como parte de uma pesquisa científica, juntou-se à Noruega como a única nação que autoriza o comércio de baleia. O Japão permite a caça a baleias, mas diz que ela tem propósitos de pesquisa.

Muitos países dizem que o número de baleias ainda é muito incerto para que se liberte a caça ao mamífero, ou argumentam que o modo como a caça é feita é cruel para as baleias.

As baleias azuis, maiores do que qualquer dinossauro, estão entre as espécies que estão à beira da extinção por causa da caça.

Já as nações caçadoras argumentam que o número de algumas espécies já está recuperado desde a moratória. A Islândia diz que há cerca de 70 mil baleias minke e 25, 8 mil baleias na região central do Atlântico Norte.

 

Os US$ 248, this 8 mil que seriam usados como parte do pagamento de um dossiê com informações contra candidatos do PSDB foram adquiridos por "laranjas" em uma corretora situada em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Os recursos foram retirados na instituição financeira por pessoas humildes de uma mesma família que podem não ter idéia do que estavam fazendo ao sacar os dólares, segundo revelou um delegado que apura o caso.

No início da semana, a PF pretende tentar localizar os sacadores para tomar seus depoimentos. Também deverão ser chamados a prestar esclarecimentos os proprietários da corretora. O nome da empresa está sendo mantido em sigilo para não prejudicar a apuração do caso.

Ontem, a PF encaminhou à Justiça Federal em Mato Grosso relatório parcial sobre as investigações do caso.

Nele, o delegado Diógenes Curado, responsável pela investigação, aponta Jorge Lorenzetti, ex-analista de risco e mídia da campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como a "pessoa que articulou em âmbito nacional a compra do dossiê".

No documento, Curado afirma não ter condições de afirmar qual a origem do R$ 1,1 milhão de reais, além do montante em dólares, que seriam usados na negociação.

A PF solicitou à Justiça, no relatório, mais prazo para concluir as apurações.

 

A Companhia Energética de Brasília (CEB) cortará o fornecimento de energia amanhã na região de Águas Claras e no Areal. Entre as 8h e as 13h, information pills faltará luz na QS-6, pharmacy QS-7 e QS-8. Nesses locais, será feita manutenção e ampliação da rede. A CEB orienta os consumidores a tirar dúvidas pelo telefone 0800-61-0196 ou pelo site www.ceb.com.br.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado