Menu
Brasília

FAC Mais Cultura: fundo vai investir R$ 5,5 milhões em 103 projetos

O FAC Mais Cultura procura descentralizar o recurso do Fundo de Apoio à Cultura, a partir da implementação de quesitos de regionalização

Aline Rocha

02/09/2019 12h17

Foto: André Borges/Agência Brasília

Nesta segunda-feira (2), a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) publicou o edital Mais Cultura do Fundo de Apoio à Cultura do DF. O edital pretende consolidar como uma nova linha permanente responsável por valorizar as produções de agentes culturais das Regiões Administrativas com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e contribuir para a descentralização e democratização dos recursos disponibilizados pelo Fundo. A ideia é que sejam investidos R$ 5,5 milhões em até 103 projetos distribuídos entre 48 linhas de apoio. Os projetos selecionados serão realizados em até dois anos.

A estrutura do FAC Mais Cultura é em torno dos segmentos de artes plásticas, visuais ou fotografia, artesanato, design e moda, audiovisual, manifestações circenses, cultura popular e manifestações tradicionais, dança, leitura, escrita e oralidade, música, ópera e musical, patrimônio histórico e artístico material e imaterial e teatro.

O Fundo pretende contemplar diversas etapas da cadeia produtiva da cultura e possibilitar o apoio a projetos voltados não só à criação e produção cultural mas, também, ao registro e memória, difusão, circulação e acessibilidade das ações e pesquisa, além de qualificação e formação.

De acordo com Adão Cândido, secretário de Cultura e Economia Criativa, o Mais Cultura procura descentralizar o recurso do Fundo de Apoio à Cultura, a partir da implementação de quesitos de regionalização. De acordo com ele, a novidade possibilita que produtores de determinadas RAs receberão pontuação extra conforme local de residência dos proponentes e os locais previstos para a execução. “Nosso foco é democratizar o acesso aos recursos, fazendo com que cada vez mais pessoas consigam acessar o programa de fomento, promovendo a difusão cultural em todo o DF”, pontua.

Nesse sentido, o edital veda, em algumas linhas, a realização de ações em regiões como Lago Sul, Lago Norte e Plano Piloto (excetuando Vila Telebrasília e Vila Planalto), incentivando os agentes culturais da parte central a realização de projetos em outras áreas do DF, contribuindo para a difusão e intercâmbio artístico cultural.

Reserva de vagas

Adão Cândido aponta que uma das principais inovações do edital FAC Mais Cultura é a reserva de vagas de acordo com o local de residência do agente cultural, divididos em dois blocos. Em cada um dos segmentos artísticos e culturais disponibilizados, deverão ser contemplados pelo menos um projeto de moradores de Brazlândia, Ceilândia, Planaltina, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, SAI, Samambaia Santa Maria, São Sebastião ou Vila Planalto; e pelo menos uma ação de agentes de Sol Nascente/Por do Sol, Fercal, Itapoã, Paranoá, Recanto das Emas, Estrutural, Varjão ou Vila Telebrasília.

Para definição das regiões beneficiadas com os quesitos de regionalização foi utilizada como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2018 realizada pela Codeplan, que segmenta as regiões de acordo com a renda média da população. “Nosso foco é levar cultura para as pessoas que mais precisam, uma vez que entendemos que a economia criativa é propulsora na geração de emprego e renda”, diz Cândido.

Capacitação

Como foco na difusão cultural e democratização no acesso aos recursos do FAC, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa também vai realizar oficinas de capacitação aos agentes culturais.

Serão cinco encontros para auxiliar os agentes culturais com questões relativas ao edital, elaboração de projetos, critérios de seleção e impedimentos. Para o subsecretário de Fomento e Incentivo da Secec, João Moro, a iniciativa visa mostrar aos produtores que os mecanismos de incentivo são acessíveis a todos. “Nossa ideia é mostrar que os editais são acessíveis e que a apresentação de projetos não é um processo complexo”.

As capacitações serão realizadas em setembro, antes da abertura do período de inscrições em Samambaia, Planaltina, Núcleo Bandeirante, Sol Nascente/Pôr do Sol e Plano Piloto.

FAC Mais Cultura
Inscrições: 30 de setembro a 15 de outubro
https://editais.cultura.df.gov.br/#/login
Saiba mais: www.fac.df.gov.br

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado