Menu
Brasília

Exposição de arte é comandada por pessoas em situação de rua em Taguatinga

O responsável pelas oficinas também vive nas ruas, mas conseguiu um emprego por meio de seu trabalho no Centro Pop

Aline Rocha

12/08/2019 17h57

Da Redação
[email protected]

Na manhã desta terça-feira (13), em frente à Administração Regional de Taguatinga, quarenta telas retratando personagens, paisagens e o cotidiano de quem vive nas ruas serão expostas. O trabalho é fruto de um projeto do Centro Pop, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, com pessoas em situação de rua da região que frequentam o local.

Participaram das oficinas 21 usuários do Centro Pop. O responsável pelas oficinas também vive nas ruas, mas conseguiu um emprego por meio de seu trabalho no Centro Pop e apresenta grandes chances de superar a situação.

A abertura do evento será feita pela banda Vozes da Rua, também formada por moradores de rua, que têm influência do MPB e do Rock. Eles integram as oficinas musicais do educador Luciano Nunes Paiva. O conjunto existe desde 2015 e, desde então, a música tem sido usada como uma ferramenta de socialização e reinserção dessas pessoas na sociedade.

“Nossas equipes usam todas as ferramentas possíveis para promover o protagonismo desse público”, destaca o secretário Eduardo Zaratz. “Temos diversos e impressionantes exemplos de pessoas que venceram a situação de rua e hoje voltaram para auxiliar quem busca outras possibilidades”, completa.

As obras ficarão expostas até por volta do meio dia e a visitação é gratuita.

O DF tem dois Centros Pops (Taguatinga e Plano Piloto), com cada um atendendo uma média de cerca de 220 pessoas diariamente. Nesses lugares, a população em situação de rua pode tomar café da manhã e almoçar, passar por oficinas de integração e capacitação, recebe acompanhamento psicossocial da equipe técnica, se inscreve no Cadastro Único, e conhece e acessa benefícios e auxílios da assistência social.

Exposição Arte das Ruas
Quando? Terça-feira (13)
Que horas? De 9h às 12h
Onde? Em frente à Administração Regional de Taguatinga
Abertura: banda Vozes da Rua
Entrada franca
Classificação indicativa livre

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado