Menu
Brasília

Exército do Peru assina parcerias com entidades do DF

Cooperação peruana vai atuar com entidades públicas e privadas de Brasília em pesquisas e combate a incêndios

Agência UniCeub

22/06/2019 15h34

Foto: Agência UniCEUB/Jornal de Brasília

Guilherme Gomes e Marília Silva
Agência de notícias UniCEUB/Jornal de Brasília

O Exército do Peru vai atuar em cooperação com entidades públicas e privadas do Distrito Federal, como prevê acordo assinado nesta semana com instituições como o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBM-DF). a Associação nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL), além de entidades de nível superior como o Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), a Unieuro e a UDF.

O trabalho em parceria prevê troca de experiências em diferentes áreas com a força armada do país vizinho. A assinatura dos memorandos aconteceu no teatro da Poupex, no Setor Militar Urbano.

O comandante geral do Exército do Peru, Jorge Orlando Celiz, disse que a troca de experiências pode ser muito vantajosa para todos. “Vai fortalecer laços acadêmicos, técnico-científico entre o exército do Peru e as instituições brasileiras que participam do projeto. A base de toda a mudança do ser humano é a educação. Através dos acordos, vamos nos integrar”, afirmou Jorge Celiz.

O comandante  solicitou das instituições universitárias um mapeamento da natureza da informação e do conhecimento que está procurando sobre as atividades de ensino e pesquisa. As faculdades irão fornecer, em contrapartida, sugestões, ideias e treinamento sobre como o conhecimento pretendido pode ser melhor oferecido e transmitido ao Exército do Peru.

Contra incêndio

A respeito do acordo selado com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBM-DF), o comandante geral do Exército do Peru pretende que a parceria se estenda, por exemplo, para atuação em desastres climáticos. “Vamos trocar experiências em incêndio florestal. Sabemos que no período da seca no DF os bombeiros são muito eficientes para controlar as queimadas”, lembrou Jorge Celiz.

Foto: Agência Brasília

Ao final da cerimônia, o comandante geral do Exército do Peru presenteou as autoridades que estavam na mesa com um livro e medalhas de honra. O reitor do UniCEUB, Getúlio Américo Moreira Lopes, retribuiu a gentileza e o presenteou com um quadro do artista plástico Manu Militão para a autoridade máxima do exército do Peru. “Soube que ele gosta muito de cavalos brancos. Então dei a lembrança”, afirmou o reitor.

Por Guilherme Gomes e Marília Silva (Agência de Notícias UniCEUB / Jornal de Brasília)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado