Menu
Brasília

Ex-deputados da CLDF não tem mais direito a Plano de Saúde

De janeiro a maio deste ano, o Fundo registrou um superávit de mais de R$ 2,8 milhões

Redação Jornal de Brasília

08/07/2020 20h40

Nesta quinta-feira (8), o Diário da Câmara Legislativa (DCL) publicou nova resolução que exclui da lista de beneficiários do plano de saúde da CLDF ex-parlamentares, de deputados cassados ou que tenham perdido o mandato por decisão judicial, bem como de seus dependentes. 

Além disso, o texto abre a possibilidade para, havendo disponibilidade orçamentária, o plano executar ações de promoção e prevenção à saúde dos pacientes da rede pública do DF.

“Esse é um dos pontos mais importantes da nova resolução: o superávit do Fascal poderá servir, por exemplo, para diminuir as filas de cirurgias eletivas no DF. Pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) poderão usar a rede credenciada do plano da Câmara”, disse Delmasso (Republicanos).

De acordo com ele, de janeiro a maio deste ano, o Fundo registrou um superávit de mais de R$ 2,8 milhões.

Além disso, a Resolução nº 320/20 altera as condições para a permanência de ex-comissionados no CLDF Saúde. Poderão permanecer aqueles que forem exonerados até 31 de dezembro de 2020, desde que já tenham contribuído por, pelo menos, 24 meses. E o prazo máximo para a permanência será de dois anos.

O regulamento cria, ainda, a chamada “contribuição permanência” – no mesmo valor da mensalidade – para os novos servidores de livre provimento, de forma que quem quiser permanecer no plano após a exoneração deverá pagar duas mensalidades enquanto estiver nomeado. Quando sair, irá pagar apenas uma, mas os valores a mais não serão devolvidos. Por exemplo, um comissionado que tenha pago 30 “contribuições permanência” poderá continuar no Fascal por mais 30 meses, após exonerado, pagando apenas uma mensalidade.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado