fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Cidades

Everardo Gueiros oficializa saída do Palácio do Buriti

Ao se afastar das funções palacianas, Gueiros deve retomar as atividades de seu escritório de advocacia

Lucas Valença

Publicado

em

Foto: Renato Alves/Agência Brasília
PUBLICIDADE

Após quase dois anos à frente da Secretaria de Projetos Especiais do governo local, Everardo Gueiros entregou uma carta de demissão, obtida pelo JBr, ao governador Ibaneis Rocha nesta quarta-feira (23). O atual secretário-executivo da pasta, Roberto Andrade, assumirá o posto de titular. A exoneração do também advogado, deve ser publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (24).

Ao se afastar das funções palacianas, Gueiros deve retomar as atividades de seu escritório de advocacia. À reportagem, ele explicou que “cumpriu o seu papel no governo”. “Mesmo tendo outros advogados, alguns clientes gostam de lidar diretamente comigo. Já está na hora de voltar”, explicou.

Everardo Gueiros chegou a ser escolhido para exercer a função em dezembro de 2018, ainda durante a transição do governo.

Sobre a conversa com o governador Ibaneis Rocha, interlocutores palacianos, que conversaram com a reportagem, e o próprio Everardo Gueiros, também procurado pelo Jornal de Brasília, afirmaram que o pedido foi “entendido” pelo chefe do Executivo. Ibaneis teria agradecido o período de permanência à frente da secretaria e acolhido os nomes sugeridos pelo secretário para a continuidade dos trabalhos da secretaria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O atual secretário-executivo da pasta, Roberto Andrade, deve ser empossado como novo titular. Andrade já chegou a exercer a função de secretário de Projetos Especiais no Governo de Pernambuco. É considerado um técnico que já transitou por diversos governo de âmbito estadual e federal.

Andrade já exerceu cargos estratégicos nos ministérios d Ciência e Tecnologia, da Justiça e Planejamento. Durante o governo do ex-presidente José Sarney, trabalhou no extinto Ministério do Interior. Também foi secretário Nacional de Defesa Civil no governo do ex-presidente Fernando Collor.

Para a secretaria-executiva, Bruno Alvin assumirá o posto no lugar de Andrade.

Confira a mensagem do então secretário Everardo Gueiros entregue ao governador Ibaneis Rocha:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Exmo. Senhor Governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha,
Servi ao povo do Distrito Federal e do Brasil, ao lado de V. Exa., desde o início de seu governo até a presente data.
O mundo contemporâneo exige o aperfeiçoamento constante das pessoas e instituições em busca da verdadeira liberdade. Não a dos justiceiros ou dos enganadores, mas a defendida por Rui Barbosa “ A liberdade não é um luxo dos tempos de bonança; é, sobretudo, o maior elemento de estabilidade das instituições.”
Nesse período foram incontáveis as experiências vividas de transformação do Distrito Federal e da vida das pessoas, pelas quais agradeço penhoradamente a V. Exa. esta incrível oportunidade.
Momento agora é de retornar ao primeiro amor e voltar à defesa intransigente das Liberdades das Pessoas nas lides forenses.
Reconheço que algo mais poderia ter sido feito, mas espero sinceramente haver contribuído com o Governo de V. Exa. e com o povo de minha Terra, o Distrito Federal.
Portando, requeiro minha exoneração do cargo de Secretário de Estado de Projetos Especiais do DF.
Permaneço ao dispor.
Atenciosamente,
Everardo Gueiros”




Leia também


Publicidade
Publicidade
Publicidade